PROTEÇÃO

Grupo RBS: adequação à LGPD com PrivacyTools

21/05/2021 10:31

Programa voltado à privacidade de dados também contou com o escritório Baptista Luz Advogados.

Fundado em 1957, o Grupo RBS é o maior afiliado da Rede Globo. Foto: divulgação.

Tamanho da fonte: -A+A

O Grupo RBS, conglomerado de mídia com atuação no Rio Grande do Sul, contratou a PrivacyTools, companhia gaúcha especializada no tema privacidade e segurança de dados, para se adequar às exigências da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

Segundo a companhia, a preocupação com a privacidade dos usuários sempre fez parte das suas atividades, mas, a partir de 2016 — com a popularização da GDPR, o regulamento europeu de proteção de dados — os projetos com esse foco começaram a se destacar. 

A criação de um programa voltado ao tema passou pela definição de um comitê e contou com a consultoria jurídica e de adequação do escritório Baptista Luz Advogados, que foi contratado em 2019 para realizar um diagnóstico completo do grupo, identificando as eventuais lacunas existentes. 

Depois disso, a organização auxiliou no desenvolvimento da estrutura de governança de privacidade do grupo, ajustes de processos internos, atualização dos instrumentos jurídicos, capacitação do time, due diligence de fornecedores e suporte na adoção de tecnologias necessárias para a correta gestão de políticas do programa.

Em setembro de 2020, a LGPD entrou em vigor e impôs mudanças nos sistemas e processos que tratam dados pessoais, estabelecendo a privacidade dos clientes e demais stakeholders como uma prioridade a ser tratada.

“Para cumprir com essas exigências, buscamos uma plataforma que nos permitisse fazer isso de forma integrada aos nossos sistemas e processos, adotando assim melhores práticas de privacy by design”, explica Wilen Manteli, DPO do Grupo RBS.

Assim, a plataforma da PrivacyTools apoiou a companhia no projeto de adequação à LGPD em frentes como gerenciamento de cookies, controle de políticas de privacidade, gestão do consentimento e preferências de privacidade, descoberta de dados, mapeamento e fluxo de dados e integrações para automação dos fluxos de atendimento aos direitos dos titulares.

“Um projeto de LGPD é uma mudança cultural que passa por repensar processos e sistemas. Para a RBS, a maioria dos dados trafegados pertencem aos leitores e é nosso dever como guardiões temporários dos dados protegê-los com o máximo rigor e controle”, afirma Péricles Cenço, diretor de TI do Grupo RBS.

Fundado em 1957, o Grupo RBS é o maior afiliado da Rede Globo, atuando em rádio, televisão, jornal e plataformas digitais com marcas como RBS TV, Zero Hora, Gaúcha, GaúchaZH, Diário Gaúcho e CBN Porto Alegre.

A PrivacyTools é acelerada pela Obr.global, uma consultoria de internacionalização de negócios liderada por Robert Janssen, consultor nessa área para a Softex há duas décadas, membro de diversos grupos anjos do Vale do Silício e vice-presidente de relações internacionais da Assespro.

Além do Grupo RBS, a startup já tem clientes como Grupo RCI, Rede D’Or, Grupo E-sales, CRM Piperun, Grupo RBS, Senff, Farmácias São João e Synnex Corporation.

Os fundadores são Aline Deparis e Marison Souza, ambos também criadores da Maven, uma companhia especializada em ferramentas de publicação digital que com o tempo evoluiu para um grupo de empresas que inclui também a Trubr, focada em blockchain.

A LGPD prevê multas de até 2% do faturamento bruto anual, podendo chegar a um máximo de R$ 50 milhões para vazamentos de dados, o que deve aumentar muito o interesse pelas soluções da PrivacyTools.

Veja também

DADOS
Ex-Einstein é a nova DPO da Boa Vista

Viviane Rico Menezes também passou por organizações como KPMG e Bunge.

LGPD
Inovação digital deve seguir conceito Privacy by Design

Velocidade da expansão dos ambientes digitais e leis de privacidade trazem desafios.

PREPARAÇÃO
Algar Tech: R$ 20 mi em compliance LGPD

Investimentos começaram em 2018 e devem ir até o final do ano. Tecnologia é da IBM.

INFRA
Home office veio para ficar. Sua empresa está pronta?

Conexão confiável e segurança nos dados são a chave para o sucesso, aponta a Citrix.

EDUCAÇÃO
Santa Marcelina: assinatura eletrônica com Lumen IT

A rede de colégios e faculdades adotou a solução Easy Sign para processo de matrícula e rematrícula.

DISPUTA
CNPD entra na fase de mata-mata

Setor de TI disputa indicação de Bolsonaro com entidades do setor de comunicação.

PRIVACYTECH
Marks, ex-Unirede, vai para a Privacy Tools

O executivo estava na Infodive IT e agora será diretor comercial da startup.

RECEITAS
Memed: adequação à LGPD com Beijaflore

A consultoria francesa é especializada em segurança e privacidade de dados.

APOSTA
Tivit compra paranaense DevApi

Startup de iPaaS e gestão de APIs tem 10 funcionários e foi fundada no ano passado.

SEGURANÇA
Seal Telecom conquista ISO 27001

Após auditoria, a integradora recebeu a certificação através da Fundação Vanzolini.