Fundado em 1957, o Grupo RBS é o maior afiliado da Rede Globo. Foto: divulgação.
O Grupo RBS, conglomerado de mídia com atuação no Rio Grande do Sul, contratou a PrivacyTools, companhia gaúcha especializada no tema privacidade e segurança de dados, para se adequar às exigências da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).
Segundo a companhia, a preocupação com a privacidade dos usuários sempre fez parte das suas atividades, mas, a partir de 2016 — com a popularização da GDPR, o regulamento europeu de proteção de dados — os projetos com esse foco começaram a se destacar.
A criação de um programa voltado ao tema passou pela definição de um comitê e contou com a consultoria jurídica e de adequação do escritório Baptista Luz Advogados, que foi contratado em 2019 para realizar um diagnóstico completo do grupo, identificando as eventuais lacunas existentes.
Depois disso, a organização auxiliou no desenvolvimento da estrutura de governança de privacidade do grupo, ajustes de processos internos, atualização dos instrumentos jurídicos, capacitação do time, due diligence de fornecedores e suporte na adoção de tecnologias necessárias para a correta gestão de políticas do programa.
Em setembro de 2020, a LGPD entrou em vigor e impôs mudanças nos sistemas e processos que tratam dados pessoais, estabelecendo a privacidade dos clientes e demais stakeholders como uma prioridade a ser tratada.
“Para cumprir com essas exigências, buscamos uma plataforma que nos permitisse fazer isso de forma integrada aos nossos sistemas e processos, adotando assim melhores práticas de privacy by design”, explica Wilen Manteli, DPO do Grupo RBS.
Assim, a plataforma da PrivacyTools apoiou a companhia no projeto de adequação à LGPD em frentes como gerenciamento de cookies, controle de políticas de privacidade, gestão do consentimento e preferências de privacidade, descoberta de dados, mapeamento e fluxo de dados e integrações para automação dos fluxos de atendimento aos direitos dos titulares.