Vinte das maiores empresas de comércio eletrônico no Brasil se uniram para lançar uma certificação profissional para executivos da área.
A Fundação de Ensino a Executivos do Comércio Eletrônico – FEECE tem o respaldo de empresas como VTEX, Nova Pontocom, Walmart, Paypal, Buscape Company e Total Express, entre outros.
A sede será constituída em São Paulo em agosto e o objetivo é certificar profissionais do setor e promover a divulgação da economia digital no Brasil.
Provas de certificação elaboradas por executivos de renome do setor devem ser oferecidas bimestralmente. Outro das metas é criar o arcabouço necessário para que grandes instituições de ensino desenvolvam cursos de graduação e pós graduação na área.
A FEECE disponibilizará para instituições de ensino a pauta da prova e os temas que serão abordados. A ideia é que a prova tenha alto nível de dificuldade, levantando assim a necessidade de qualificação do profissional a ser certificado.
A FEECE será gerida por um comitê de administração e funcionará como uma sociedade civil.
“Poderemos definir o nível de conhecimento que o profissional possui. E com isso, as empresas podem contratar com mais assertividade e os profissionais podem saber como estão perante a média do mercado” afirma Ludovino Lopes, presidente da Camara-e.Net.
De acordo com Lopes, a falta de mão de obra qualificada é uma das principais barreiras para o crescimento do comércio eletrônico no Brasil.
Segundo estudo realizado pela América Economía Intelligence, divulgado em maio deste ano, no Brasil foram gastos US$ 25 bilhões em compras online durante 2011.
Com o valor, o país é o primeiro latino-americano a alcançar 1% do seu PIB em vendas pela internet.
E-commerce terá certificação
Sede será constituída em São Paulo em agosto e o objetivo é certificar profissionais do setor e promover a divulgação da economia digital no Brasil.
Veja também
BR: 4,1 bi de minutos gastos com e-commerce
Os internautas brasileiros gastaram 4,1 bilhões de minutos em sites de comércio eletrônico no quarto trimestre de 2011, aponta uma pesquisa da comScore, empresa de pesquisa de mercado.
Vtex quer faturar o dobro em 2012
Depois de crescer 100% no ano passado, a Vtex quer repetir a dose e chegar a R$ 28 milhões faturados em 2012.
Parte da projeção se apoia no desempenho de 2011. No ano passado, a Vtex chegou ao número de mais de 140 clientes ativos, incluindo a conquista de grandes marcas no portfólio, como Daslu, Schumann, Loungerie, Chilli Beans, Paquetá, Eletrocity, Marabraz, Brooksfield e Commcenter.
Já para o ano corrente:
Walmart compra desenvolvedora para iOS
O WalmartLabs, braço na área de inovação digital da varejista americana, anunciou a compra da Small Society, desenvolvedora de aplicativos para iOS, sistema operacional para Apple.
O valor da transação não foi revelado.
A Small Society foi fundada há três anos e entre seus clientes estão a rede de cafés Starbucks, a gigante do comércio eletrônico Amazon e a plataforma para websites WordPress.