Foto: flickr.com/photos/okalkavan

A Microsoft apresentou nesta quarta-feira, 20, a próxima geração do seu sistema operacional móvel para smartphones, o Windows Phone 8.

Um código comum com o Windows 8 permitirá a integração entre smartphones, PCs e tablets rodando a plataforma Windows, conforme publicou a Info Online.

A data de lançamento não foi divulgada. Nokia, Samsung, HTC e Huawei serão as primeiras a colocar aparelhos com o sistema no mercado, baseados em processadores da Qualcomm.

O sistema estará disponível em 50 idiomas, com uma loja de aplicativos acessível em mais de 180 países.

Conforme a Microsoft, o compartilhamento com o Windows 8 permite que o sistema móvel aguente processadores multi-core e outras funções dedicadas aos profissionais de TI.

O navegador Internet Explorer 10 será integrado ao novo sistema. O aplicativo padrão de mapas no 8 será o Nokia Maps, com recursos de mapas offline.

Segundo a Microsoft, desenvolvedores de apps para o Windows Phone 7.5 não precisarão refazer os aplicativos para as novas resoluções, pois haverá suporte para esses programas na nova geração.

Usuários de dispositivos com Windows Phone 7.5 poderão instalar alguns recursos do novo sistema, como a interface renovada da tela inicial.