Unimed Americana empresa solução da IBM. Foto: divulgação.

A Unimed Americana e Santa Bárbara d’Oeste, no interior paulista, implementou o Business Process Management (BPM) da IBM, com o objetivo de otimizar os processos e maior visibilidade ao seu gerenciamento.

Implantada em duas fases, a solução reajustou os contratos da empresa que passou a contar com regras documentadas, menor interação humana, redução do tempo de execução e monitoramento dos indicadores de desempenho.

A etapa seguinte contemplou outros dois processos, o de reembolso de despesas médicas e o de triagem e encaminhamento no Centro de Medicina Integrada.

Segundo Marcos Godoi, CIO da companhia, a nova solução foi adotada para reforçar a comunicação entre os setores estratégicos para definir regras de negócios.

O monitoramento de indicadores de desempenho mostraram que, nos processos de reajuste de contratos, foram empregados 57% de recursos a menos. Além disso, o tempo de execução, que antes era de cerca de um mês, hoje fica restrito a 15 dias.

“Nosso principal objetivo era o alinhamento entre estratégia e operação para alcançarmos e superarmos nossas metas, atingindo assim, o crescimento desejado sem desperdício e com agilidade exigida pelo mercado”, explica.

Atualmente, a Unimed Americana e Santa Bárbara d'Oeste conta com mais de 300 médicos cooperados, 114 mil beneficiários, dois hospitais, sete laboratórios, duas farmácias e um centro de especialidades com foco em medicina preventiva e ocupacional.

A automação das atividades também eliminou erros constantes em procedimentos manuais, conforme relata o CIO.

“No longo prazo, o IBM Business Process Manager permitirá otimizar nossa capacidade de atendimento em todas as unidades de negócio, um dos fatores de grande importância para a nossa estratégia”, conclui Godoi.