Deixa que ele estaciona para você. Foto: divulgação.

A Volvo Cars está desenvolvendo um sistema conceitual de estacionamento automático, que encontra a vaga no estacionamento por conta própria, sem a necessidade da presença do motorista.

O sistema inteligente, que interage com outros carros e pedestres no estacionamento. será apresentado para a imprensa na Europa na próxima semana. Segundo a empresa, a novidade livrará o motorista do tempo gasto para encontrar uma vaga.

A tecnologia usa sensores nos estacionamentos  que informam ao motorista quando o serviço está disponível. O motorista, usando o celular, ativa o sistema de estacionamento automático e deixa o carro na entrada do estacionamento.

O carro usa sensores para localizar e se dirigir até uma vaga de estacionamento livre. A aceleração e frenagem são adaptadas para uma integração suave com a movimentação no estacionamento. O procedimento é revertido quando o motorista volta para buscar o carro, no mesmo ponto.

Para Thomas Broberg, consultor sênior de segurança do Volvo Car Group, o motorista só precisa deixar o veículo na entrada de um estacionamento e retirá-lo no mesmo lugar depois.

“Nosso conceito é baseado no princípio de que um carro autônomo deve ser apto a se mover de forma segura em um ambiente com carros controlados por pessoas e pedestres”, explica Broberg.