Roberto Toigo, superintendente executivo do Círculo Saúde. Foto: Divulgação.

O Círculo Saúde, que atua na comercialização de planos de saúde na região de Caxias do Sul, adotou o prontuário eletrônico para a gestão de seus pacientes e substituiu o seu atual Hospital Information System (HIS) pela solução da Totvs. 

O objetivo da instituição é ter uma única solução para a gestão da operadora e do seu hospital, com toda a parte ambulatorial e de prontuário eletrônico integrada à gestão de compras, estoque, financeira, materiais e contábil. O go live do projeto deve acontecer em outubro deste ano e levará mais agilidade aos processos e redução de retrabalho. 

Com as soluções, a empresa atende às exigências dos órgãos reguladores, como a Agência Nacional de Saúde Suplementar, que estabelecem normas especificas para a operação das instituições de saúde.  

Além disso, o Círculo conta com um plano de gestão estratégica, que determina a padronização de todos os processos internos. Por conta dessa diretriz, já foram implementadas as soluções para gestão de planos de saúde, backoffice, Guia Saúde e o Fluig, plataforma de produtividade e colaboração da Totvs.  

Com as novas soluções da Totvs, a companhia terá, de maneira integradA, todas as informações necessárias para a tomada de decisões e segurança dos processos, já que falhas em qualquer parte podem acarretar erros nas demais etapas da assistência ao paciente.

Um exemplo disso é a emergência, onde, no cenário anterior, a atendente precisava trabalhar com dois sistemas paralelos. Na nova fase tecnológica, a integração dos processos operacionais reduzirá a espera e haverá ganho de tempo com a utilização de painel de senhas.

A partir da adoção das novas soluções, os pacientes, quando internados, terão um prontuário eletrônico individual, recurso que facilita o atendimento e reúne todo o histórico clínico em um único lugar. 

O hospital espera que a tecnologia também colabore com a atuação integrada da equipe multidisciplinar, facilite a prescrição médica e a rotina da equipe de enfermagem e também proporcione um planejamento terapêutico do paciente, com formulários dinâmicos.

Cerca de 600 colaboradores e, aproximadamente, 90 mil usuários da região de Caxias do Sul serão afetados pelas mudanças. 

O projeto será integrado ao Totvs Guia Saúde by Mobile Solution, aplicativo já implementado na companhia que centraliza todas informações sobre as especializações dos profissionais e a creditação de hospitais e clínicas. Com isso, os beneficiários terão acesso às agendas dos consultórios e poderão marcar as consultas diretamente no aplicativo ou pelo portal.

“Estamos reformulando os nossos processos e criando outros totalmente novos para garantirmos as melhores práticas às nossas atividades. Nessa estratégia, os sistemas serão essenciais para aumentar a adesão dos nossos colaboradores. Acreditamos que, com a conclusão desse projeto, poderemos oferecer ainda mais segurança e qualidade no nosso atendimento”, afirma Roberto Toigo, superintendente executivo do Círculo Saúde.

A entidade filantrópica está há 79 anos no mercado e trocou de marca em 2012, passando de Círculo Operário Caxiense para o nome atual.

A Totvs fechou o ano passado com uma receita líquida de R$ 2,2 bilhões, uma alta de 3% frente aos resultados de 2014.