EXCLUSIVO

Aeroporto de Guarulhos terá terminal VIP

21/06/2022 10:21

Espaço será destinado a passageiros de primeira classe e jatos executivos.

Aeroporto de Guarulhos. Foto: Divulgação

Tamanho da fonte: -A+A

A GRU Airport, concessionária que administra o Aeroporto de Guarulhos, recebeu a autorização da Secretaria Nacional de Aviação Civil e do Governo Federal para construção de um terminal exclusivo para passageiros de alta renda.

O projeto, que tem contrato firmado com investidores árabes e canadenses por meio da operadora de serviços de aviação Jetex, terá investimento de US$ 80,6 milhões (cerca de R$ 415 milhões).

Serão 4 mil metros quadrados de área construída em uma área total de 5 mil metros quadrados.

"Não será apenas uma sala VIP, é um terminal inteiro. Isso já existe em outros aeroportos do mundo, como em Dubai e Londres. mas em nenhum da América Latina. Além disso, o de Guarulhos será o maior do mundo”, explicou Ronei Glanzmann, secretário de aviação civil do Ministério da Infraestrutura, para o jornal O Globo.

A ideia é que o espaço seja destinado a passageiros de primeira classe de voos de longa duração e de jatos executivos, contando com o serviço de transporte dos passageiros com carro de luxo e segurança na porta de seu hotel ou casa.

Isso gerará concorrência com o São Paulo Catarina, aeroporto internacional privado da JHSF, empresa de atuação e investimento no segmento de alta renda.

A vantagem do terminal VIP, como está sendo chamado, é a distância para a capital paulista. O Aeroporto de Guarulhos fica a 25 quilômetros de São Paulo e o Catarina, a 74.

A localização será entre o atual terminal 3 do Aeroporto de Guarulhos e os hangares da American Airlines e da Latam Brasil, contando com postos exclusivos da Polícia Federal, Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e Receita Federal.

A construção precisou do aval do Governo Federal pois prevê um contrato de 40 anos com os operadores do aeroporto, porém, a concessão de Guarulhos vence em 10 anos. Apesar disso, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) deu parecer favorável.

"Ouvimos as áreas técnicas e jurídicas (do ministério) e demos a autorização. Agora, a concessionária precisa do licenciamento ambiental e de iniciar as obras. Os investidores dizem que o prazo é de um ano e meio a dois anos para que o terminal entre em operação", adiantou Glanzmann.

A punica observação é que operadora está proibida de antecipar pagamentos à GRU Airport, evitando que uma nova concessionária tenha que arcar com futuros problemas.

Veja também

OPS
Santos Dumont tem sessão de videos pornôs

Em vez de informações sobre os voos, totem exibiu tela do Xvideos. Veja imagens.

VIAGENS
Gol inicia vendas de voos de Santa Maria a Guarulhos

Três voos semanais serão feitos em parceria com a Voepass.

ENGENHARIA
Aeroporto de Valadares: obra com BIM Autodesk

A plataforma está sendo utilizada na ampliação da pista do terminal mineiro.

VELOZ
CCR Aeroportos tem wi-fi mais rápido

Internet gratuita e sem limite estará em 15 aeroportos no Brasil.

INTERNET
5G pode gerar caos na aviação?

Companhias aéreas dos Estados Unidos acreditam que sim.

TRANSTORNOS
2,7 mil voos são cancelados por Covid-19

A notícia parece de 2020, mas é atual. Azul e Latam são impactadas.