Empresas tem investido em fontes limpas de energia. Foto: Pexels.
A Algar Telecom, empresa de telecomunicações e TI do Grupo Algar, alcançou a meta de ter 100% da sua matriz energética renovável.
O resultado é uma combinação do investimento da companhia em usinas fotovoltaicas próprias, além da aquisição de energia no mercado livre e os chamados certificados de energia renovável, que compensam a aquisição de fontes não renováveis.
No total, a empresa consumiu 54.977 MWh, em 2021. Desde total, 18.600 MWh são oriundos de duas usinas de energia solar construídas diretamente pela Algar, em 2018 e 2020 em Uberlândia, em Minas Gerais.
No ano passado, a empresa também investiu na modernização de equipamentos de climatização, reduzindo o consumo de energia por meio da substituição dos aparelhos de ar-condicionado para modelos mais eficientes, com a troca daqueles que utilizam o gás R22, mais prejudicial para a camada de ozônio.
Também foi realizado o monitoramento em tempo real do consumo de energia elétrica dos escritórios e prédios, permitindo identificar oportunidades de otimização do consumo e aumentar a eficiência.