Huawei com crescimento no 1T14. Foto: divulgação.

A Huawei anunciou nesta segunda-feira, 21, seus resultados para o primeiro semestre de 2014, com um faturamento de US$ 22 bilhões, um crescimento de 19% sobre o mesmo período em 2013.

Segundo a empresa chinesa, o crescimento ficou dentro das expectativas, estimulada pelos investimentos em redes LTE em todo o mundo, impulsionando a presença da companhia no segmento de banda larga móvel.

"O rápido crescimento em software e serviços ajudou a manter um crescimento estável em nossos negócios de redes para operadoras", destacou a companhia em comunicado.

Para estimular o crescimento da marca no Brasil, a empresa anunciou no último ano uma série de medidas. No primeiro semestre, a fabricante chinesa firmou um acordo para fomentar a pesquisa e desenvolvimento (P&D) dedicada à inovação em 4G no Brasil.

O objetivo do projeto é desenvolver tecnologias de software inovadoras, baseadas na plataforma de serviços da Huawei, para uso em redes LTE, de olho no mercado nacional.

Com a parceria, as organizações irão criar um laboratório de P&D nas instalações do CPqD em Campinas, São Paulo, que abrigará duas equipes de profissionais qualificados em telecomunicações, nas áreas de sistemas de suporte ao negócio (BSS, na sigla em inglês) e de plataforma de serviços.

Na última semana, a multinacional divulgou planos para instalar um centro de inovação no Tecnopuc, parque tecnológico da PUC-RS, em Porto Alegre, assinando um acordo de cooperação técnica e estratégica com o governo gaúcho.

A partir do acordo, a estatal gaúcha de procassamento de dados Procergs e a Huawei vão trabalhar em conjunto em projetos de cidades digitais, computação em nuvem e comunicações unificadas.