Riachuelo tem mais de 223 lojas. Foto: Divulgação.

A Riachuelo adotou a solução Triangulus NF-e da Config para dar conta da demanda crescente por emissão de notas eletrônicas na varejista que tem mais de 223 lojas e um faturamento superior a R$ 5 bilhões.

O número de emissões passou de 160 mil notas fiscais para 230 mil em pouco mais de ano.

Com isso, o software de gestão de documentos fiscais eletrônicos, até então em funcionamento, passou a não dar mais conta da nova demanda, ocasionando lentidão e atrasos na entrega de mercadorias. 

Outro problema é que parte deste trabalho de emissão das notas ainda era realizado manualmente. Por esse motivo, eventualmente ocorriam erros.

“Houve casos de caminhões que permaneciam parados entre os centros de distribuição e as lojas por horas”, lembra Juliano Montroni, coordenador de sistemas da Riachuelo

Com o objetivo de reparar suas operações logísticas, no segundo semestre de 2013 a varejista abriu concorrência para empresas de tecnologia. A Config Informática, especializada na gestão de documentos fiscais eletrônicos, foi a vencedora entre quatro participantes. 

Em um prazo de 45 dias, inclusive com treinamento técnico e integração ao ERP da empresa (SAP),  ferramenta foi implementada em outubro. 

Seu principal benefício foi o ganho operacional no tempo de liberação de nota. 

“Antes demorava 4 minutos para ser emitida, mas hoje esse serviço passou a ser otimizado para menos de um minuto”, explica Wilson Silva, presidente da Config.

Depois da implementação, a Riachuelo se viu obrigada ao cumprimento da legislação para tratamento do Manifesto Eletrônico de Documentos Fiscais (MDF-e). Em um prazo de 15 dias foi feita também a implementação do módulo Triangulus MDF-e.

A Riachuelo também decidiu implementar outro módulo do Triangulus (RD-e) para a recepção de documentos fiscais eletrônicos, que deve ser finalizado no segundo semestre de 2014. 

A varejista também iniciou outro projeto junto à Config para atendimento da legislação da Nota Fiscal do Consumidor Eletrônica (NFC-e), que já começou a ser utilizada em alguns dos seus estabelecimentos. 

Desde 1996 no mercado, a Config participou do projeto piloto de NF-e com uma solução própria, o Triangulus, que emitiu a 1a NF-e no estado de São Paulo e uma das primeiras no Brasil. Atualmente, o Triangulus conta com mais de 1,7 bilhão de documentos assinados, autorizados e armazenados.