Cerca de 10,5 milhões de pessoas devem passar por Viracopos em 2015. Foto: Edis Cruz/Aeroportos Brasil Viracopos.

A Linktel, operadora brasileira de telecomunicações, assinou contrato de exclusividade com o Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas, para a expansão de rede de hotspots wi-fi para atender o terminal doméstico (T0) e o novo terminal internacional (T1). 

Com o acordo, a Linktel irá gerenciar todo serviço de wi-fi no aeroporto com tecnologia NGH2.0 (Next Generation Hotspot) criada a partir da associação de fabricantes e operadoras de telecomunicações do mundo todo, incluindo a própria companhia brasileira. 

A empresa oferece conexão gratuita, ilimitada e criptografada, que reduz as etapas de autenticação necessárias para a navegação. O dispositivo móvel identifica a área coberta que faz parte do acordo de roaming e a conexão é feita automaticamente.

O serviço tem capacidade para atender 14 milhões de pessoas por ano nesta primeira fase. A expectativa de Viracopos é que cerca de 10,5 milhões de viajantes passem pelo aeroporto em 2015.

Viracopos opera diariamente uma média de 400 pousos e decolagens regulares de passageiros. O terminal está instalado na região metropolitana de campinas, que conta com grandes universidades, rodovias e empresas de tecnologia. 

O Aeroporto Internacional de Viracopos foi eleito pela terceira vez o melhor terminal aéreo do país em pesquisa realizada pela Secretaria de Aviação Civil da Presidência da República (SAC/PR), no primeiro trimestre de 2015. 

Na satisfação geral dos passageiros, Viracopos atingiu a nota 4,38, em uma escala que vai de 1 a 5.  Dos 48 indicadores pesquisados pelo órgão, Viracopos teve nota acima da média em 47. O estudo entrevistou 13.384 usuários, no embarque e desembarque, dos 15 principais aeroportos do Brasil.