Auana Mattar, CIO da TIM Brasil. Foto: divulgação.

A TIM anunciou o fechamento de um acordo com o CyberLabs, hub de inovação e transformação digital do Rio de Janeiro, para acelerar a otimização de alguns de seus processos internos e desenvolver novas soluções baseadas em inteligência artificial.

Com duração de dois anos, a cooperação deve permitir a implementação de projetos em conjunto e capacitação do time da TIM, além de dar suporte ao recrutamento de novos colaboradores com expertise em IA.

“A parceria vai nos ajudar ainda na realização de eventos e hackhatons, contribuindo no fomento da inovação a serviço dos nossos clientes", destaca Auana Mattar, CIO da TIM Brasil.

Segundo a TIM, a nova parceria faz parte do seu programa de open innovation, que tem o objetivo de estabelecer uma rede de intercâmbio entre empresas de tecnologia, startups, hubs de inovação e instituições de ensino para apoiar o desenvolvimento de produtos e serviços inovadores.

“Com a expertise do CyberLabs, trabalharemos na resolução de problemas e, principalmente na busca por alavancar novos negócios por meio de inteligência artificial, entregando experiências sob medida para as necessidades dos clientes", afirma Janilson Bezerra, head de innovation & business development da TIM Brasil.

Fundada em 2017, o CyberLabs é criador da plataforma InSight Now, KeyApp e do CyberLabs Training Center. Suas plataformas de visão computacional atuam em mais de 3 mil câmeras espalhadas pelo Brasil, com mais de 200 milhões de pessoas contabilizadas nos últimos 12 meses.

“Ter a TIM como mantenedora do CyberLabs Training Center é um importantíssimo passo para a maturação da inteligência artificial como geradora de vantagem competitiva às empresas brasileiras", ressalta Marcelo Sales, cofundador e CEO do CyberLabs.

A TIM nasceu em 1995 no Brasil após a divisão das atividades de telefonia fixa e móvel da Telecom Italia. Em 2019, a empresa listada na B3 e na NYSE lucrou R$ 2,04 bilhões.