Parece foto dos anos 80, mas esses são os táxis em Porto Alegre em 2004. Acredite. Foto: flickr.com/photos/37266013@N0.

Focando no mercado de mobilidade e no turismo em eventos como a Copa do Mundo em 2014, chega a Porto Alegre o iCab2go, novo aplicativo móvel de chamada de táxis.

Funcionando de forma semelhante a outros aplicativos do gênero, como Easy Taxi e Taxi Já, o sistema para iOS e Android, conta com uma tecnologia inteligente que direciona a frota de acordo com a demanda.

O app também apresenta recursos como solicitação de veículos com acessibilidade para deficientes físicos e cálculo do valor aproximado da corrida, entre outros.

Criado nos Estados Unidos como uma subsidiária da Mason Square Capital - empresa que investe em tecnologias de mobilidade urbana, mídia e setor financeiro - o iCab2Go chegou ao Brasil em 2012, em São Paulo. Em 2013, o app foi levado ao Rio de Janeiro.

Segundo o empresário Antonio Giraldes, responsável por trazer o aplicativo ao estado, o plano é popularizar o app para os eventos nos próximos anos, aproveitando o aumento na demanda de taxis.

"A cidade recebeu vários empreendimentos de lazer e de esportes que atraem multidões em datas especificas e a facilidade de se locomover com mais conforto, com certeza é bem vinda”, afirma Geraldes, que espera expandir a atuação do serviço para outras cidades do estado.

BOMBANDO

Com a popularização dos dispositivos móveis e o esperado aumento da demanda por taxis com eventos como shows, festivais e a Copa do Mundo, o mercado de apps para solicitação de táxis está a todo vapor. Nos últimos seis meses, cerca de cinco novos apps foram anunciados.

Além da Easy Taxi, a sergipana Taxiplon entrou na roda, assim como a porto-alegrense Ayza Tecnologia, que testa soluções na área, e outras, como TaxiJá, SaferTaxi e ScalaIT, com aplicativos do segmento.

Segundo dados do relatório Brazil Mobile Observatory, elaborado pela GSMA, o Brasil é o quarto maior mercado móvel do mundo, com mais de 260 milhões de dispositivos ativos.