Grupo CBO contratou a Brasoftware para auditoria.
Para certificar que o uso das licenças de software Microsoft estavam em compliance com o seu parque tecnológico, o Grupo CBO (Companhia Brasileira de Offshore), empresa de navegação do setor de apoio marítimo a plataformas de petróleo, contratou a Brasoftware para realizar uma auditoria dos seus ativos de software do contrato Enterprise Subscription Agreement (EAS).
Em 2010, o Grupo CBO adquiriu suas licenças com 32 versões diferentes de produtos da Microsoft, que foram distribuídos de acordo com a necessidade dos 360 usuários ativos na companhia.
O contrato EAS Microsoft possui assinatura de três anos, com a possibilidade de aumentar o número de licenças a qualquer momento ou de diminuir a quantidade anualmente. Atualmente, está em vigência o segundo contrato do Grupo CBO.
De acordo com Fernando Brito, gerente especializado em soluções Microsoft na Brasoftware, clientes com contratos Microsoft EAS têm incluso no seu pacote de benefícios o Software Asset Management (SAM), responsável por ajudar as companhias a se manterem em conformidade com os programas adquiridos. Assim, a Brasoftware foi contratada para realizar o trabalho de auditoria e consultoria, por meio da implementação do SAM.
“O SAM é uma metodologia aplicada por meio do ITIL (Information Technology Infrastructure Library) que ajuda o cliente a gerenciar os investimentos em ativos de software. Durante o processo de consultoria, a Brasoftware ajudou o Grupo CBO a verificar se todas as licenças adquiridas em seu segundo contrato estavam sendo utilizadas corretamente”, explica Brito.
Para isso, foi realizado um levantamento a partir do cruzamento das informações do histórico de compras da companhia com o número de licenças instaladas na infraestrutura da empresa, inclusive nas embarcações.