Rede de supermercados adota Totvs. Foto: Shutterstock.

A Rede Santa Helena, cadeia de supermercados com 40 anos de mercado na Minas Gerais, implementou o ERP RMS, solução integrada ao portfólio da Totvs a partir da aquisição da RMS em 2013, para acompanhar sua estratégia de crescimento.

O foco é integrar as suas operações para garantir um gerenciamento completo das suas seis lojas na região de Sete Lagoas, interior do estado. Além disso, a solução integra o e-commerce da rede. No total, a empresa comercializa cerca de 19 mil itens.

A empresa também passou a usar a ferramenta de Business Intelligence disponibilizada pelo sistema de gestão. O valor investido na implantação não foi divulgado.

Com a nova solução, a perspectiva da companhia é ter uma expansão ainda mais expressiva dos negócios, aumentando em 12% o seu faturamento, que fechou 2013 em R$ 140 milhões.

Toda essa movimentação permitiu à empresa planejar outras ações que incentivem o crescimento da sua atuação, como a construção de um centro de distribuição próprio e a meta de inaugurar duas novas lojas até o próximo ano.

Entre os benefícios visados com a solução, estão a conformidade às demandas fiscais, como o caso dos SPEDs, e otimização de processos como recebimento das mercadorias, que passou a ocorrer por conferência cega, comparando os números indicados pelo sistema com o que foi contado pelo funcionário.

Além disso, o processo de emissão de notas fiscais para a devolução de um produto ao fornecedor também foi bastante otimizado. O que antes envolvia um profissional exclusivo para a tarefa, passou a ser automático, com o cálculo dos impostos devidos e a entrega da mercadoria ao fornecedor.

“O suporte tecnológico é essencial para viabilizar o nosso crescimento. Estamos seguros quanto à tecnologia e, também, em relação ao atendimento que recebemos, especializado na nossa área de atuação, e nos apoiando tanto na parte técnica, como na gestão da nossa empresa”, explica Frederico Machado Bastos, um dos sócios da Rede Santa Helena.