Solução permite pagamento por QR code. Foto: divulgação.

A KiiK, startup desenvolvedora de um aplicativo de carteira virtual com pagamento por QR code, e a Stone, nova adquirente de cartão de crédito com investimento no mercado mobile, uniram forças para oferecer uma solução de pagamentos digitais para o varejo no país.

O KiiK é uma carteira virtual mobile em que o usuário se cadastra no aplicativo e armazena o número do cartão de crédito, dentro de todos os padrões de segurança internacional (PCI), para o pagamento por smartphone em restaurantes e lanchonetes inicialmente.

Com a novidade, os estabelecimentos podem instalar o aplicativo na máquina da Stone para cartões, que passam a exibir o QR Code na tela do equipamento, sem necessidade de imprimir recibo.

"O consumidor também não precisa tirar a carteira do bolso, só lê o código com a câmera do smartphone e o aplicativo já transfere o valor", explicam as duas empresas em nota à imprensa.

Com o acordo, o KiiK passa a ampliar o seu relacionamento com os lojistas, indicando a Stone como sua parceira adquirente aos estabelecimentos, enquanto a Stone passa a ter uma nova solução com aplicativo para seus clientes de pagamentos móveis.

A expectativa inicial das empresas é levar a solução para 1 mil estabelecimentos do setor de food service até o final de 2015, com previsão de multiplicar o número para 20 mil varejistas de todos os segmentos em um ano.

Segundo Augusto Lins, diretor da Stone, a integração se deu principalmente pelo fato da Stone oferecer uma plataforma aberta de integração em suas máquinas de cartão POS, para estimular a comunidade de desenvolvedores na criação de aplicativos e produtos.

“Queremos parceiros que compartilham o nosso sonho do que chamamos de ‘uberização’,  a experiência de pagamento simples, integrada e rápida. Ou seja, fazer com que pagar uma conta deixe de ser um transtorno, passando a ser algo fácil e natural, sem qualquer entrave entre o consumidor e a loja”, ressalta Lins.