Rogério Santos, secretário de governo; Jeffrey Kratz, diretor da Amazon e Paulo Alexandre Barbosa, prefeito. Foto: Raimundo Rosa.

A Amazon Web Services vai trabalhar em conjunto com a Fundação Parque Tecnológico de Santos (FPTS), centro de negócios e inovação da cidade de Santos, para o desenvolvimento da educação em tecnologia em instituições municipais da cidade. 

A colaboração oferecerá suporte, treinamento e eventos virtuais à comunidade da FPTS com foco em conteúdos de programas globais da AWS voltados para educação, pesquisa científica e inovação, como o AWS Educate e o AWS EdStart.

"A AWS investe e acredita na natureza inovadora do Brasil. Juntos, Santos e AWS têm um papel importante na capacitação de profissionais brasileiros em computação em nuvem, preparando-os para atender uma demanda constante do mercado de tecnologia por mão de obra qualificada em áreas como machine learning, inteligência artificial e internet das coisas", detalha Jeffrey Kratz, diretor de setor público da AWS para América Latina, Canadá e Caribe

Para Paulo Alexandre Barbosa, prefeito de Santos, o trabalho em colaboração com a AWS vai permitir o desenvolvimento tecnológico na Baixada Santista, além de estimular o uso de tecnologias inovadoras na região. 

"A tecnologia em nuvem não é para o futuro, ela é uma realidade. Junto com a AWS, a Fundação Parque Tecnológico de Santos oferecerá qualificação para que os talentos da região possam estimular novos mercados e criar soluções inovadoras, dentro de um ambiente virtual que cada vez mais faz parte do nosso dia a dia", afirma.

Como parte trabalho em conjunto, a AWS realizará palestras e disponibilizará créditos para um hackathon durante dois eventos da cidade de Santos: A Semana Municipal de Ciência e Tecnologia, uma iniciativa realizada em conjunto com o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), e o Festival Geek, um evento de cultura pop com conteúdo sobre o universo dos jogos, animes, sitcoms, livros, mídias sociais e quadrinhos.

“O Parque Tecnológico de Santos é uma iniciativa do município de incentivo ao empreendedorismo e à pesquisa. Um espaço aberto às novas e boas ideias. O trabalho em colaboração com a AWS é de fundamental importância para a cidade, tendo em vista as ações educacionais que serão desenvolvidas com o intuito de capacitar o público, por meio das entidades conveniadas ao Parque, no que há de mais avançado da tecnologia disponível globalmente”, comenta Rogério Santos, presidente do Conselho Administrativo da Fundação Parque Tecnológico de Santos e Secretário Municipal de Governo.

O AWS Educate é uma iniciativa global da Amazon que oferece recursos voltados para aprendizado relacionado à nuvem a alunos e docentes. No Brasil, o AWS Educate possui mais de 8 mil membros, de 119 instituições, incluindo USP, Unicamp, Mackenzie, UFRJ e o grupo Kroton. 

A companhia também oferece o AWS Cloud Credits for Research, um programa que apoia pesquisadores que procuraram criar soluções baseadas em nuvem para facilitar sua pesquisa e trabalhar com suas comunidades; criar provas de conceito ou benchmark para avaliar a eficácia de cargas de trabalho de pesquisa ou pacotes de dados na nuvem e realizar workshops e tutoriais para treinar sua comunidade.

Santos é um município portuário localizado no litoral do estado de São Paulo. A cidade abriga o maior porto da América Latina e conta com mais de 430 mil habitantes.