Pague Menos vai de Fluig. Foto: divulgação.

A Pague Menos, rede de supermercados com vinte lojas e cerca de 4,3 mil funcionários com atuação no interior de São Paulo, adotou a solução Fluig, da Totvs, para otimizar sua gestão e processos em diversos departamentos.

A solução foi a escolhida para migrar a solução de Enterprise Content Management (ECM) usada há mais de cinco anos pela rede, que era uma versão antiga do ECM Totvs, para uma plataforma mais moderna e flexível. O valor do projeto não foi revelado.

Com o Fluig, a rede varejista criou novos workflows de trabalho para agilizar o dia a dia do departamento administrativo central e das lojas. Atualmente, a plataforma conta com trezentos funcionários nas áreas fiscal, financeira, contábil e de RH da Pague Menos.

“Nos últimos anos, a empresa vem amadurecendo e a área de TI tem um papel bastante estratégico nesse crescimento. Com o Fluig conseguimos padronizar fluxos de trabalho em diversas áreas, o que já resultou em um aumento da produtividade”, destaca Rodrigo Bauer, diretor de TI da rede Pague Menos.

Conforme aponta Bauer, as áreas fiscal e contábil, responsáveis pelo recebimento de mercadorias, são as que mais têm se beneficiado da plataforma utilizando o card BPM, realizando pelo Fluig toda a interação com as lojas, no momento do recebimento de mercadorias.

"Quando chega um caminhão em uma das unidades, a central administrativa já tem todos os dados daquele fornecedor coletados diretamente do software de gestão, basta conferir as notas fiscais e liberar ou não o descarregamento das mercadorias", explica o diretor.

Pela plataforma, também são solicitadas transferências de produtos de uma loja para outra. Por dia, são cerca de duas mil solicitações para essa aplicação.

Na parte de RH, a plataforma ajudou a definir workflows para efetuar a gestão de pessoas, como admissão, demissão, afastamento, transferência ou promoção, com os trâmites controlados na plataforma online, com cada responsável sendo avisado das tarefas que precisa cumprir, com o prazo claro de cada uma delas.

"Antes a transferência de um funcionário era burocrática, demorava muitos dias e às vezes não era efetivada. Agora, com as informações e solicitações inseridas na plataforma, a mudança é feita na mesma semana”, comenta Rodrigo Rocha, coordenador de sistemas de TI do Pague Menos.

Com tantos recursos disponíveis no fluig, a Pague Menos desenvolveu um painel de análise das tarefas, com funcionalidades de BI (Business Inteligence), com o qual foi possível mensurar a produtividade de seus colaboradores em cada uma das áreas monitoradas.

"Em quatro meses, foram geradas mais de 330 mil tarefas no sistema. Isso foi importante para acompanharmos os fluxos de trabalho, as entregas das tarefas e garantir o aumento da produtividade de toda a rede”, completa o coordenador de TI.

Além de sua 20 lojas em funcionamento, a rede Pague Menos possui um auto posto, um centro administrativo e um centro de distribuição instalados nas cidades de Americana, Arthur Nogueira, Boituva, Campinas, Hortolândia, Indaiatuba, Nova Odessa, Paulina, Piracicaba, Santa Bárbara d’Oeste, Sumaré e Tietê.

O Fluig é a grande aposta da Totvs no momento. A ideia é que a solução seja a plataforma onde os processos de negócio, de colaboração e outras rotinas da empresa sejam executados, através de uma série de módulos, deixando os ERPs em segundo plano como motores de transações. No momento, 400 clientes já usam o produto.