Unochapecó renova TI com EiTI. Foto: divulgação.

A Unochapecó, universidade comunitária na região de Chapecó, investiu no aperfeiçoamento de sua infraestrutura tecnológica, adotando novos sistemas e soluções de virtualização com a integradora EiTI.

Em um projeto iniciado em 2013 e finalizado em em julho deste ano, a empresa reestrtuturou seu data center em uma operação conduzida em quatro fases distintas.

Na primeira, uma sala-cofre foi construída especialmente para a adequação dos equipamentos. Em seguida, a nova estrutura de no-breaks promoveu a redundância e a garantia de operação, mesmo com falta de energia.

Na terceira fase, como a maioria das aplicações roda em ambiente web, implementaram-se redundância e balanceamento de carga de links de internet. Na última fase em 2015, tratou-se dos servidores, até então todos descentralizados, ou seja, um servidor para cada serviço.

Segundo a empresa, quase 50 servidores foram virtualizados e migraram para uma estrutura única, o que possibilitou o fornecimento de serviços ao aluno de forma automatizada, fora do horário comercial.

A infraestrutura da instituição passou a ser composta por um servidor HP BladeSystem c7000, seis HP ProLiant BL460c Gen8, sistemas de armazenamento HP MSL2024 LTO-6 e EMC VNX 5200. Na parte de virtualização, a Unochapecó adotou dez clientes VMWare vSphere 5.5.

Em 2015 com o novo Data Center, também foi implementada a tecnologia Hp Cloudsystem Matrix, que funciona como uma nuvem híbrida, onde é possível liberar recursos ou armazenar informações de um servidor físico para um virtual.

"Ampliamos nossas possibilidades com recursos em nuvem híbrida. Temos a capacidade de otimizar os recursos conforme a demanda, administramos o ambiente computacional de forma centralizada e conseguimos ofertá-los como serviço", comentou o diretor de TI da universidade, Lissandro Hoffmeister.

Hoffmeister explica que em períodos de matrículas ou de fechamento contábil e geração de folha de pagamento, se o servidor acadêmico precisar de maior poder de processamento ou memória, é possível liberar recurso.

Sediada em Joinville, a EiTi conta com unidades em Florianópolis, Blumenau, Chapecó e Criciúma. A empresa também conta com times em Passo Fundo, onde atende a clientes como Comil e Coopermil. No total, a companhia conta com cerca de sessenta colaboradores.

Em 2013, último resultado divulgado pela empresa, a integradora registrou um crescimento de 103%, subindo seu faturamento de R$ 3,5 milhões em 2012 para R$ 7,5 milhões.