RIO DE JANEIRO

Waze instala beacons em túneis

21/09/2016 15:08

Uma das parceiras do projeto é a CET-Rio, em colaboração com o Centro de Operações do Rio.

O Waze vai permitir a navegação dentro de túneis por meio da funcionalidade bluetooth. Foto: Pexels.

Tamanho da fonte: -A+A

O aplicativo de trânsito Waze acaba de lançar o Waze Beacons Program, com o objetivo de permitir a navegação dentro de túneis por meio da funcionalidade bluetooth. Um dos parceiros iniciais do projeto é a CET-Rio (Companhia de Engenharia de Tráfego do Rio de Janeiro), em colaboração com o COR (Centro de Operações do Rio de Janeiro).

A iniciativa conta ainda com parceiros em outras três cidades: Pittsburgh, nos Estados Unidos; Paris, na França; e Carmelton, em Israel. 

O projeto irá instalar beacons nas paredes dos túneis. Os dispositivos irão enviar informações de localização aos aparelhos dos motoristas para permitir que o Waze e outros sistemas ofereçam rotas e alertas em tempo real.

A ideia nasceu depois que o engenheiro do Waze, Gil Disatnik, começou a pensar no problema de desconexão comum dentro de túneis, onde a navegação por satélite frequentemente perde a localização do motorista por causa do concreto e de fatores ambientais.

O projeto piloto contará com a instalação de aproximadamente 1 mil beacons, 250 em cada cidade participante. Com isso, cada uma contará com a cobertura de cerca de 10 km de túneis.

O Waze Beacons Program é a expansão mais recente dos serviços corporativos do Waze, que fornecem soluções direcionadas por dados para diversos parceiros - de empresas de transportes a organizações municipais. 

A iniciativa é aberta aos parceiros municipais do programa Connected Citizens do Waze (CCP), assim como para outras municipalidades e concessionárias que administram estradas.

Veja também

APP
SP: Waze para escapar do rodízio

O app tem um novo recurso que mostra apenas caminhos permitidos durante o rodízio.

FINDRIX
Apontador: novo app avisa localização

Com o Findrix, usuário pode criar grupos de interesses para compartilhar sua localização. 

ABERTO
Waze lança SDK para desenvolvedores

Kit permitirá a serviços baseados em geolocalização a adoção de recursos do Waze em seus apps.

PAÍS DO FUTURO
Brasil rumo a proibir o Waze?

Temos um projeto de lei brilhante nesse sentido circulando na Câmara de Deputados.