Tuspark firma acordo com o Tecnopuc. Foto: divulgação.

O Tecnopuc, parque tecnológico da PUC-RS, formalizou um acordo de internacionalização com o Tuspark, parque de tecnologia localizado em Pequim, na China.

O acordo, assinado na segunda-feira, 20, promoverá a troca de conhecimento entre os dois ambientes de inovação, assim como a entrada de empresas chinesas no Brasil e de empresas brasileiras na China.

Contando com mais de 400 empresas, o Tuspark tem 20 anos de existência e integra a Tsinghua University, tradicional instituição de ensino do país asiático.

O modelo de cooperação entre o Tecnopuc e o Tuspark integra o Programa de Softlanding do Parque Científico e Tecnológico da PUCRS, que atua facilitando o acesso de empresas parceiras a países de interesse.

Da mesma forma, empresas estrangeiras têm apoio para ingressar no mercado brasileiro, contando com consultoria comercial, jurídica e operacional, como o aluguel de salas, contatos com instituições de interesse, entre outros aspectos que facilitem a entrada no País.

Atualmente o Tecnopuc tem acesso a mais de 50 ambientes de inovação espalhados pelo mundo.

Recentemente a PUC-RS esteve em evidência com outro acordo com asiáticos. Em julho, a Huawei, gigante chinesa de telecomunicações, anunciou que vai instalar um centro de inovação no Tecnopuc.

O governo do Rio Grande do Sul, através da Procergs e do Badesul, assinou acordo de cooperação técnica e estratégica com a fabricante asiática.

Em nota, o governo do estado informa que a partir do acordo, a estatal gaúcha de procassamento de dados Procergs e a Huawei vão trabalhar em conjunto em projetos de cidades digitais, computação em nuvem e comunicações unificadas.

Rafael Prikladnicki, diretor do Tecnopuc, ressalta que a China é uma das grandes potências mundiais, tendo a educação como uma das áreas âncora para seu processo de inovação.

“Sua visão de geração de riqueza está alicerçada no surgimento dos parques científicos e tecnológicos, fazendo do país um dos mais inovadores do mundo”, considera Prikladnicki.

O convênio foi assinado pelo Pró-Reitor de Pesquisa, Inovação e Desenvolvimento da PUCRS, Jorge Audy, e pelo presidente do Tuspark, Herbert Chen, durante 31ª Conferência da Associação Internacional de Parques Tecnológicos (Iasp) em Doha, no Qatar. Os dois representantes também são presidentes da Iasp para a América Latina e Ásia, respectivamente.