Telefônica adota tecnologia da Huawei para FTTH. Foto: divulgação.

A Telefônica anunciou nesta terça-feira que implantará a solução XG-PON da Huawei, a fim de fornecer serviços de fibra direto para a casa (FTTH) aos clientes com velocidades de até 1Gbps.

A novidade é resultado de um acordo com a fabricante chinesa de equipamentos de telecom. Com a tecnologia, a operadora quer aumentar a agilidade de conexão em até 10 vezes em relação aos atuais serviços baseados em fibra. A previsão de lançamento é para 2015.

Segundo a operadora, com a velocidade de conexão de 1Gbps, os clientes da Telefônica poderão fazer o upload e o download de grandes volumes de dados e conteúdo, como fotos, vídeos e filmes 100 vezes mais rápido do que é possível com a atual conexão de 10Mbps.

As duas empresas concluíram com sucesso os testes na rede da Telefonica na qual a velocidade simétrica de download e upload atingiu 1Gbps com o uso da solução Huawei XG-PON.

Segundo a operadora, a conexão de alta velocidade será um diferencial para a utilização de serviços que exigem alta performance, mesmo para o consumidor final, como streaming de vídeo em 4K (já disponível no Netflix nos EUA).

Segundo divulgado pela companhia no início de 2014, o segmento de FTTH reve um crescimento de 80% no ano passado, e o plano é dobrar o número de casas habilitadas a ter fibra direto em casa, sem usar fios de cobre para a chamada "última milha".

Atualmente, a empresa tem 1,9 milhão de homes passed, sendo 1,4 milhões de residências "comercializáveis".