AQUISIÇÃO

Western Digital: US$ 19 bi por SanDisk

21/10/2015 11:11

Western Digital compra SanDisk. Foto: divulgação

Tamanho da fonte: -A+A

De olho em consolidar sua presença no difícil mercado de storage, a Western Digital anunciou nesta quarta-feira, 21, a compra da fabricante SanDisk, pelo valor de US$ 19 biilhões.

De acordo com o Wall Street Journal, a compra realizada pela WD é reflexo dos desafios que a fabricante vem enfrentando em seu mercado principal, o de drives para disco rígido, que está há anos em baixa devido ao aumento da adoção de memória flash em dispositivos.

Para analistas, ao comprar a SanDisk, uma das maiores marcas no segmento de memória flash, a empresa espera encontrar novos caminhos para recuperar seu crescimento.

A WD afirmou em nota que os resultados de crescimento devem ser contabilizados em até um ano, com sinergias de aproximadamente US$ 500 milhões em 18 meses.

Além disso, a transação vem no rastro da compra de 15% da Western Digital pela chinesa Tsinghua Unigroup, que pagou US$ 3,78 bilhões pela fatia acionária.

Por outro lado, a SanDisk também enfrentou sua parcela de dificuldades nos últimos tempos, como atrasos de produção, baixas vendas de produtos corporativos e a perda de contratos de fornecimentos de chips para a Apple.

O CEO da Western Digital Steve Milligan será o presidente da companhia após a fusão, que manterá o quartel-general da WD em Irvine, na Califórnia. Depois do fechamento da compra, o CEO da SanDisk Sanjay Mehrotra se juntará ao conselho da companhia.

A transação entre Western Digital de SanDisk se junta a outras movimentações na indústria mundial de semicondutores este ano. Um dos maiores negócios anunciados em 2015 foi o da compra da Broadcom pela Avago, que pagou US$ 37 bilhões pela fabricante. Além disso, a Intel desembolsou US$ 16,7 bilhões pela Altera.

Veja também

DATA CENTERS
SanDisk adquire Fusion-io por U$S 1,1 bi

A compra é um caminho para a SanDisk ampliar seu negócio de centro de dados.

ARMAZENAMENTO
SanDisk: microSD com 200GB

O equipamento estará disponível no segundo trimestre de 2015.

AGÊNCIA DIGITAL
Grupo ABC adquire a Salve

A Salve emprega 65 profissionais e atende clientes como Natura, Pfizer, Caloi e Sandisk.

VENDAS
Kingston: novo programa de canais

Empresa quer mostrar que é muito mais que pendrives.

AMÉRICA LATINA
Adobe: novo diretor de SMB e Consumer

Nos últimos dois anos, Beto Santos foi gerente regional da Norton para América Latina e Caribe.