Pesquisa da Detloitte, aponta que 48% dos brasileiros possuem celular com rede 4G. Foto: Pixabay.

A pesquisa Global Mobile Consumer Survey 2016, da Detloitte, aponta que 48% dos brasileiros possuem um celular com rede 4G. No ano passado, esse índice estava em 25%.

O estudo também detectou uma queda de 6% na quantidade de usuários que utilizam wi-fi, de 81% para 75%. O estudo foi realizado em 36 países e 1,05 mil respostas correspondiam a usuários do Brasil.

Entre as ferramentas utilizadas no celular, as mensagens instantâneas lideram com 79%, seguidas por redes sociais, e-mails e chamadas de voz, que em 2013 se encontravam em primeiro lugar. 

A pesquisa afirma que 59% dos entrevistados possuem até 20 aplicações em seu smartphone, uma média de 3 aplicações adicionadas por mês. Redes sociais, jogos e música se encontram entre as preferidas.

A Deloitte registrou que 32% dos entrevistados olham o celular imediatamente quando acorda, 46% utilizam o aparelho em transporte público e 15% enquanto caminham pela rua. 

Quase metade dos usuários (48%) olha o celular antes de dormir e 37% deles lêem mensagens no meio da noite.

Os celulares aparecem como os dispositivos móveis mais utilizados pelas pessoas, seguido do notebook e depois tablets. Fora isso, os televisores inteligentes ganham em equipamentos conectados mais utilizados, depois os vídeo-games e streaming de vídeo.

*Maurício Renner cobriu a Futurecom em São Paulo a convite da organização do evento.