Foto: Divulgação | Lia Della Libera

O Grupo Muffato, maior rede de supermercados do Paraná, coloca em operação em Londrina quatro autocaixas. O sistema "self check-out" permite que o consumidor registre suas compras e pague por elas sozinho.

A Associação Brasileira de Supermercados (Abras) diz que não há outro varejista com autocaixas no país, conforme informações do Valor Econômico.

A loja escolhida pela rede Muffato é voltada a clientes de alto poder aquisitivo e na qual 93% das vendas são pagas com cartão de crédito.

A tecnologia foi desenvolvida pela RMS, de São Paulo, que tem fornecedores locais e de fora do país, como Canadá, de onde vem a máquina, e Portugal, onde foi desenvolvido o software.

Conforme a reportagem, o projeto custou R$ 500 mil – o equivalente a R$ 125 mil por unidade. O valor é quatro vezes maior que um caixa comum, que custa cerca de R$ 30 mil.

A ideia começou a ser colocada em prática há dois anos e o obejtivo é levar a novidade a outros pontos de venda em 2013. A Muffato tem 40 lojas e faturou R$ 2,3 bilhões em 2011.

FUNCIONAMENTO
Os caixas automatizados exigem que cada produto passe pelo leitor de código de barras do equipamento. Depois tudo deve ser colocado em uma sacola que está sobre uma balança que checa se o peso da mercadoria confere com o que foi lido pela máquina.

Se algo é colocado na sacola sem passar pelo leitor, o sistema manda verbalmente passar o último produto.

O cliente pode fazer a compra em inglês ou em português. O pagamento deve ser feito com cartão de crédito ou débito e é o cliente quem o insere, digita a senha e retira o comprovante. O serviço é oferecido para os que compram até 15 itens e, pelos testes da empresa, pode reduzir o tempo de atendimento em 20%.