CIOs conheceram melhor a UPF.

Representantes do GTI Sul, grupo que reúne 42 profissionais do interior do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, estiveram na Universidade de Passo Fundo (UPF) nesta quinta-feira, 21.

Na oportunidade, os participantes conheceram alguns aspectos da UPF, em especial o funcionamento da Divisão de Tecnologia da Informação (DTI) e cursos de graduação e pós-graduação relacionados à área. 

“Cada vez mais a Universidade deve estar próxima das empresas, e as empresas da Universidade. Como a UPF forma grande parte dos profissionais da área de TI atuantes na região, gestores e universidade precisam estar em sintonia”, avalia o presidente da entidade, Luiz Felipe Moraes Lopes, gerente de TI da GSI Brasil

O coordenador de Tecnologia da UPF, Claiton Oliveira, lembra que o GTI Sul existe há dois anos, e a Universidade vem se beneficiando com a parceria tanto no aprimoramento dos serviços da DTI quanto na área acadêmica. 

O diretor do Instituto de Ciências Exatas e Geociências (Iceg), Cristiano Cervi, apresentou os cursos da Unidade Acadêmica da área da informática, com destaque para o Programa de Pós-Graduação em Computação Aplicada, recentemente aprovado pela Capes e com inscrições abertas.

O executivo Administrativo Financeiro da Vice-Reitoria Administrativa da UPF, José Luís de Freitas, integrante do GTI Sul, participou do encontro e recebeu os visitantes.

Os 42 fundadores originais têm um orçamento de TI combinado de R$ 100 milhões para 2013.

O grupo reúne gestores de empresas como BSBIOS, Grazziotin, Farmácias São João, Credeal, Unimed, UPF, Metasa, Comil, Supermarcados Economia e Rede Notre Dame.

As sedes das companhias, que juntas faturam R$ 5,6 bilhões por ano, estão em Passo Fundo, Carazinho, Erechim, Farroupilha, Guaporé, Marau, Não-Me-Toque, Panambí, Santa Maria, Serafina Corrêa e Tapejara. São 30 mil funcionários.

Inicialmente, para ser membro é necessário ser o responsável na área de TI da empresa, ter um faturamento anual acima da faixa estipulada pelo grupo e ser convidado por um dos membros atuais. Além disso, não é permitida a participação de fornecedores como membros.

Até agora, já participaram dos encontros do grupo fornecedores como IBM, Gruppen/Dell, Omega, LM2 e Service/Oracle, além de uma edição com as operadoras Vivo, TIM, Oi e Claro.

Quem tiver interesse em participar ou desejar alguma informação sobre o grupo pode entrar em contato através do e-mail contato.gtisul@gmail.com.