A ESPM contratou a HPE para aumentar a capacidade do ambiente de armazenamento. Foto: Divulgação.

A ESPM (Escola Superior de Propaganda e Marketing) contratou a HPE para um projeto de aumento da capacidade do ambiente de armazenamento e atualização de tecnologia.

De acordo com a instituição, a infraestrutura de armazenamento antiga apresentava limitações de crescimento, limitação de desempenho e falta de funcionalidades para um ambiente virtualizado. 

“Após o crescimento da ESPM e o natural aumento do volume de dados foi necessário rever a infraestrutura de armazenamento. Por isso resolvemos partir para uma que suportasse o nosso crescimento por um período de pelo menos cinco a sete anos. Atualmente temos praticamente 100% de nosso ambiente virtualizado”, explica Amadeo Magedanz, gerente de Infraestrutura de TI da ESPM.

Ao implementar o HPE 3PAR StoreServ 10800, um storage desenvolvido para ambientes virtualizados, a universidade garantiu desempenho para realização de backup, tecnologias para redução no uso de espaço em disco e facilidade de gerenciamento. 

“Como já tínhamos o ambiente todo virtualizado e baseado em VMWare, nossa migração foi muito simples. Após o estudo de dimensionamento e melhor alocação dos discos, foi possível migrar quase que a totalidade as máquinas virtuais com o ambiente ligado. Para isso foi utilizado a tecnologia VMotion”, acrescenta o executivo.

Após o término da migração das máquinas virtuais, a economia do espaço em disco foi de aproximadamente 65%. Outro ponto importante no projeto foi o ganho na velocidade do backup, que passou de 60 para 20 horas. 

Outro benefício apontado pela ESPM foi o ganho de desempenho na unidade de Porto Alegre com a substituição do ambiente de storage de vídeo pelo HPE 3Par StoreServ 7400, o que gerou melhoria nas aulas de edição de vídeo.

Após a implementação da tecnologia HPE 3PAR nas unidades de São Paulo, Rio de Janeiro e Porto Alegre, a ESPM pretende ampliar a solução nos sites de São Paulo e Porto Alegre e utilizar novas tecnologias que estão disponíveis para o produto, incluindo novas funcionalidades de software e novas tecnologias de disco.

Com cerca de 12 mil alunos de graduação e pós-graduação e mais de 600 professores, a ESPM possui campi em São Paulo, Rio de Janeiro e Porto Alegre. A universidade possui cursos de administração, design, jornalismo, publicidade e propaganda, relações internacionais, cinema e audiovisual, sistemas de informação em comunicação e gestão e ciências sociais e do consumo.