Tomaz Oliveira, vice-presidente IBM Cloud Brasil. Foto: Divulgação.

A Stefanini é a nova parceira da IBM para o desenvolvimento de soluções em nuvem com o IBM Bluemix, incluindo plataforma e infraestrutura como serviço. 

O objetivo da aliança é atender às empresas que estão passando a investir em projetos de transformação digital, tendo cloud computing como uma de suas principais fundações.

“Esta parceria com a IBM é chave para a sustentabilidade do nosso negócio e é o perfeito complemento para a infraestrutura robusta de ofertas que temos. Os clientes estão repensando seus negócios e já não estão inseguros em usar cloud, então é o momento ideal para disponibilizarmos mais opções”, explica Breno Barros, Head of Global Solution Center & Inovação da Stefanini.

De acordo com a empresa, a plataforma Bluemix, alinhada com as capacidades de infraestrutura como serviço em nuvem, irão permitir aos clientes realizar projetos de transformação digital em um espaço de tempo menor e implementá-los de maneira ágil.

A plataforma Bluemix possui hoje mais de 150 APIs (Application Programming Interfaces) disponíveis com tecnologias como Watson, IoT, big data, analytics, mobile, entre outras, que permitem a criação de novos serviços e aplicativos. 

A IBM conta também com um data center de SoftLayer no Brasil, localizado em São Paulo, para suportar os projetos dos clientes nacionais.  

“Esta parceira com a Stefanini reforça o compromisso da IBM com a transformação digital das empresas e com o constante desenvolvimento de nosso portfólio IBM Cloud. Hoje, os clientes estão buscando soluções customizadas em Cloud e nossa plataforma é a melhor opção para atendê-los”, completa Tomaz Oliveira, vice-presidente IBM Cloud Brasil.

Há três meses, a A CI&T, empresa de desenvolvimento de software com mais de 2 mil funcionários sediada em Campinas, também fechou um acordo com a IBM para ser uma parceira da plataforma de desenvolvimento de aplicativos Bluemix.

A plataforma está disponível no Brasil desde maio de 2014, mas a IBM não revela quantas companhias estão usando o serviço, orientado para pequenas empresas.

Outras divulgações de adesões ao BlueMix tiveram foco em acordos mais institucionais da IBM com parceiros como a Fundação Certi, instituição de tecnologia e inovação com sede em Florianópolis, e a prefeitura de Porto Alegre. 

Já a Stefanini, uma multinacional presente em 39 países e com mais de 16 mil funcionários, apresenta um novo perfil entre as parceiras. 

A Stefanini fechou 2015 com um faturamento de R$ 2,6 bilhões, uma alta de 11% frente aos resultados do ano anterior.