A Companhia de Gás do Amazona atua na distribuição e comercialização de gás natural. Foto: Divulgação.

A Cigás (Companhia de Gás do Amazonas) adotou, em todas as áreas da empresa, o Office 365. O projeto foi desenvolvido com apoio da Brasoftware.

A concessionária de serviços públicos atua na distribuição e comercialização de Gás Natural para os diversos segmentos, como termoelétrico, comercial, industrial, GNV (gás natural veicular) e residencial.

Operando desde 2010, a companhia tem mais de 110 quilômetros de rede de distribuição espalhados por Manaus e 701 unidades consumidoras contratadas. 

Antes de adotar o pacote da Microsoft, a companhia utilizava uma solução de mensageria com poucas funcionalidades de colaboração e baixa disponibilidade.

"A utilização das soluções do Office 365 nos trouxe grandes benefícios como a disponibilidade do serviço, interface exatamente igual entre webmail e Outlook nos computadores, aplicativo de armazenamento em nuvem com capacidade de 1 Terabyte de espaço no OneDrive, ferramentas de auditoria de envio dos e-mails, entre outros" comenta Maurício Sampaio, gerente de TI da Cigás.

Um dos desafios neste projeto foi a migração das caixas de e-mail acima de 10 gigabytes para o Office 365. Foi necessário fazer go live da nova plataforma permitindo o acesso aos novos e-mails e migrando aos poucos, simultaneamente, os antigos.

"O processo foi desafiador, pois mexeu com uma das principais ferramentas de comunicação utilizadas na empresa para falarmos com os clientes, fornecedores e entre nós mesmos", complementa Sampaio.

Mais de 120 colaboradores foram impactados com a implementação do Office 365. 

Com a consultoria da Brasoftware, foram feitos workshops de Dicas e Truques para envolver os usuários na utilização da ferramenta, capacitação dos profissionais da empresa e apresentação dos benefícios da solução.

Após os resultados com a implantação do Office 365, a companhia está com um projeto piloto da ferramenta de Business Intelligence da Microsoft, o Power BI. A solução foi integrada ao sistema gerencial, viabilizando a construção de dashboards para controlar as despesas operacionais e investimentos realizados pela empresa.

A Cigás pretende ampliar este projeto e levar o Power BI para outros setores, com o intuito de ajudar na tomada de decisão de negócios.

Fundada em 1987, a Brasoftware comercializa soluções de empresas como Microsoft, Autodesk, Adobe, Symantec, McAfee, Citrix, Arcserve, Corel, entre outras. Em 2002, a empresa criou uma divisão de serviços, a Brasoftware Consulting, com atuação nas áreas de desenvolvimento, implementação e infraestrutura.

Com escritórios em São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Salvador e Brasília, a companhia tem clientes como BrasilPrev, Claro, Cielo, Editora Abril, Grupo Votorantin, Serasa Experian, Vivo, Sky, Eletrobrás, UOL e Senai-SP.