Big Data agora é certificação na HP.

A HP anuncia seu primeiro programa de certificação e treinamentos para soluções de Big Data, focado na plataforma HP Vertica Analytics.

O projeto faz parte do HP ExpertOne, programa de canais que a companhia anunciou no fim do ano passado com meta de ampliar a participação dos parceiros na área de Technology Services (TS), elevando-os da venda à entrega total de serviços hoje exclusivamente prestados pela fabricante.

Na largada do ServiceOne no Brasil, dos 56 VARs mantidos pela empresa no país, 26 se enquadraram de cara no novo escopo, dos quais 15 são nível Expert e 11, Specialist, níveis mais altos do programa.

Agora, o foco vai para o Big Data, que, segundo relatório do Gartner, em 2015 será um mercado de 4,4 milhões de empregos criados globalmente, mas com somente um terço destas vagas preenchidas, devido à falta de qualificaçao dos profissionais de TI.

“Os profissionais devem adquirir as habilidades necessárias para conectar, analisar e gerenciar qualquer tipo de informação, em qualquer lugar e usando qualquer interface, para ajudar as organizações a compreender o potencial do Big Data”, explica Byron Berk, gerente de serviços e treinamento da HP Vertica.

Com mira nesta capacitação, o novo programa de treinamento e certificação da HP é destinado a administradores, analistas de bancos de dados e desenvolvedores de aplicações do sistema Vertica.

O certificado requer treinamento e experiências reais com a HP Vertica Analytics Platform, que são feitas antes do exame, explica Byron.

A inscrição para o exame de certificação está disponível no portal HP ExpertOne. www.hp.com/go/ExpertOne.