Gian Paolo Bassi.

Gian Paolo Bassi, executivo que era VP de Pesquisa e Desenvolvimento da fabricante de soluções de CAD 3D SolidWorks, acaba de ser nomeado CEO da empresa.

O executivo italiano substitui o francês Bertrand Sicot, promovido a Vice-Presidente de Vendas de ‘Value Solutions’. Sicot era CEO da SolidWorks desde janeiro de 2011.

Bassi foi fundador da Riwebb, uma consultoria focada em PLM que tinha entre seus clientes a Autodesk e foi comprada pela SolidWorks em 2011.

Nos últimos anos, Bassi esteve à frente do desenvolvimento do Mechanical Conceptual e Industrial Conceptual, dois softwares de modelagem 3D oferecidos na nuvem, com funcionalidades complentares ao SolidWorks, que segue sendo vendido no modelo tradicional, on premise.

Segundo publicações especializadas em CAD, a nomeação de Bassi, um profissional com background de pesquisa e desenvolvimento, sinaliza a disposição da SolidWorks em avançar rumo ao modelo de negócios na nuvem.

Antes de fundar a Riwebb, Bassi também foi vice-presidente e CTO da ImpactXoft, onde co-inventou três de suas cinco patentes de modelagem funcional.

O mercado de softwares de CAD é tradicionalmente conservador e tem sido um dos que menos se beneficaram dos ganhos gerados pela nova tendência.

A introdução de funcionalidades oferecidas na nuvem, até agora como add ons ao SolidWorks (o Mechanical Conceptual foca na fase preliminar de projetos, com funcionalidades colaborativas) é um assunto importante, mas estratégicamente sensível para empresa.

Nos últimos anos, cada anúncio nesse sentido é sucedido por uma onda de rumores e afirmações da concorrência dando conta que o objetivo final da SolidWorks é na verdade “matar” o seu software tradicional e substituí-lo por uma oferta totalmente cloud.

O principal fundamento dos rumores, que já estão em ciculação há anos, sem afetar o status de líder de mercado da SolidWorks, é que as novidades tem no seu coração a plataforma V6 da Dassault Systemes, enquanto o SolidWorks licencia a tecnologia Parasolid da concorrente Siemens.

A nomeação de Bassi acontece semanas antes do SolidWorks World, mega evento da empresa que reúne milhares de clientes anualmente nos Estados Unidos para ouvir as últimas novidades. Agora é só aguardar para ver o que o novo CEO tem a dizer.