Kirill Tararinov. Foto: divulgação.

A Citrix anunciou hoje que Kirill Tatarinov, ex-VP executivo da divisão de soluções corporativas da Microsoft, foi nomeado novo CEO da multinacional, cargo que se torna efetivo a partir da próxima segunda-feira, 25.

Veterano da Microsoft, onde trabalhou de 2002 até outubro do ano passado, quando saiu em meio a uma debandada de grandes executivos da companhia de Redmond, Tatarinov também se juntará ao Conselho de Administração da Citrix.

O presidente e CEO interino Robert Calderoni seguirá em sua função de presidente do Conselho, concentrado em promover a execução do plano estratégico voltado para excelência operacional, estrutura de capital e simplificação do portfólio da empresa.

"Após fazer uma extensa avaliação dos candidatos, concluímos que o conhecimento sólido em gestão de produtos e a longa experiência em liderança no setor de tecnologia fazem de Kirill a pessoa ideal para supervisionar a estratégia de crescimento e inovação da Citrix", afirmou Calderoni.

Além de sua história na Microsoft, Tatarinov foi membro da equipe de liderança sênior da BMC, trabalhando como diretor de tecnologia bem como em posições de liderança de desenvolvimento de produtos e negócios.

Para o novo cargo, Tatarinov aponta o crescimento da oferta de segurança em aplicações e dados como um imperativo estratégico de oportunidade para o futuro.

"Aguardo com expectativa para trabalhar ao lado dos líderes, funcionários talentosos e parceiros dedicados da Citrix ao redor do mundo, avançar os limites da inovação e, juntos, gerar mais valor", afirmou o executivo.

Com uma receita anual de US$ 3,14 bilhões em 2014, a Citrix tem suas soluções usadas em mais de 400 mil organizações e por mais de 100 milhões de usuários globalmente.