João Dória está em todas. Foto: https://www.flickr.com/photos/governosp
São Paulo terá uma unidade do Centro para a Quarta Revolução Industrial (C4IR), uma iniciativa do Fórum Econômico Mundial focada em Indústria 4.0.
A AstraZeneca, gigante mundial de biofarmacêutica, é a primeira empresa a se comprometer com a iniciativa, onde deverá fazer pesquisas relacionadas com Internet das Coisas, robótica e cidades inteligentes e dados em São Paulo.
O anúncio foi feito nesta quarta-feira, 22, durante o Fórum Econômico Mundial, na Suíça, por meio de um vídeo do governador do estado de São Paulo, João Doria, e do chairman da AstraZeneca, Leif Johansson.
O C4IR, é baseado em São Francisco, nos Estados Unidos, e tem unidades na China, Japão e Índia. A unidade de São Paulo abrirá em abril, durante um evento que será uma versão paulista do Fórum Econômico Mundial.
O centro ficará no campus do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) da USP e terá como foco “co-desenhar, testar e refinar modelos de governança de políticas públicas que maximizem os benefícios e minimizem os riscos de tecnologias emergentes” e na criação de “projetos-piloto que possam ser adotados em todo o mundo”.
O texto, por outro lado, não revela nenhum detalhe mais prático como investimento total, número de pesquisadores ou mesmo a data de abertura.