Gear VR e Gear 360. Foto: divulgação/Samsung.

A Samsung está obstinada a se tornar uma das principais marcas no badalado mercado de realidade virtual. Para tanto, a fabricante sul-coreana apresentou agora uma câmera especial para vídeos em 360 graus para este segmento.

Durante o Mobile World Congress, em Barcelona, a companhia mostrou o Gear 360, câmera compacta (do tamanho de uma bola de baseball) que capta imagens em 360 graus para displays de realidade virtual.

O produto servirá como um complemento para o Gear VR, headset de RV que a Samsung lançou no ano passado como um concorrente ao Oculus Rift, comprado pelo Facebook em 2014.

Conforme reporta o Business Insider, o Gear 360 se conecta via Wi-Fi ao novo Galaxy S7, mas que também transfere vídeos via USB ou cartão micro SD.

Com previsão de lançamento na Ásia e Estados Unidos para o primeiro semestre deste ano, o Gear 360 é uma aposta da Samsung em disseminar o uso de VR, com um produto destinado ao aumento de conteúdo para este meio.

Segundo analistas, 2016 tem tudo para ser o ano em que dispositivos de realidade virtual ganhem o mercado de vez, impulsionado por uma maior oferta de conteúdos, tais como vídeos 360 para displays de RV ou smartphone, tecnologia já suportada em plataformas como Facebook e YouTube.

Durante o MWC 2016, o Facebook anunciou também o Social VR, plataforma de comunicação à distância por RV dentro da rede social, outro possível motor para popularizar a tecnologia.