GESTÃO PÚBLICA

Rio do Sul lança portal de serviços com IPM

22/02/2017 16:46

O portal vai centralizar todos os serviços oferecidos pelas entidades municipais. 

A prefeitura de Rio do Sul iniciou um projeto piloto do Portal de Autoatendimento. Foto: Divulgação.

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A prefeitura de Rio do Sul, no Alto Vale do Itajaí, em Santa Catarina, iniciou um projeto piloto do Portal de Autoatendimento. O sistema foi desenvolvido pela IPM, empresa catarinense especialista em soluções para a gestão pública.

O portal pode ser acessado pelo site da Prefeitura de Rio do Sul e vai centralizar todos os serviços oferecidos pelas entidades municipais. 

Para acessá-lo, o usuário terá um login, que pode ser criado online. Cada conta terá uma área personalizada que apresentada as opções de serviços mais utilizadas por ele ou por usuários com perfil similar ao cadastrado.

“Ao acessar o portal, o morador já pode solicitar os principais serviços que mais geram demanda interna, como o corte de árvores, vagas em creches ou escolas, licenciamento para a construção civil, emissão de Certidão Negativa de Débitos ou guias de recolhimento de tributos, como o IPTU”, diz Pâmela Eichholz, coordenadora do Portal de Autoatendimento da IPM Sistemas. 

Além destas funções, o sistema fornece alertas sobre débitos do cidadão com o município, contribuindo com a arrecadação.

Como a nova plataforma atende a todos os públicos que interagem com a prefeitura, há categorias de serviços voltadas aos moradores, empresas, fornecedores e servidores públicos. 

Os empreendedores, por exemplo, podem realizar tarefas que vão desde a emissão de guias para o recolhimento do Imposto Sobre Serviços (ISS) Eventual até o envio de uma proposta de licitação. 

Também há funções para que servidores públicos solicitem licenças, acompanhem processos seletivos e peçam transferências.

O município de Rio do Sul fica a 188 km de Florianópolis e conta com cerca de 66 mil habitantes.

A IPM Sistemas, com sede em Florianópolis, conta com aproximadamente 250 profissionais. 

Em 2013, a empresa lançou a versão em nuvem do portal de atendimento para prefeituras. Desde então, cerca de 100 cidades adotaram o sistema, entre elas Cascavel, Gravataí, Pinhais e São Leopoldo. Ao todo, a empresa atende a 300 prefeituras.

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