Z10, novidade da Blackberry. Foto: divulgação.

A Blackberry está preparando para a próxima semana uma invasão em smartphones Android e iOS, implantando a experiência de seu novo sistema Blackberry 10 em aparelhos concorrentes.

Calma, calma. Esta iniciativa da empresa canadense, na verdade, é um app/anúncio interativo que será enviado a milhares de telefones, simulando aspectos do novo sistema operacional da companhia.

Ao abrir a aplicação recebida, o telefone rodará uma simulação do sistema operacional da Blackberry por um tempo limitado, segundo destacou Frank Boulben, diretor de marketing da empresa, ao site Mashable.

"Digamos que você recebeu o link. Você clica e ela vai tomar conta da sua tela mostrando, por exemplo, o teclado inteligente do Blackberry 10 e ao final vai perguntar 'Seu smartphone faz isso?'".

A campanha coincide com o lançamento oficial nos Estados Unidos do Z10, o novo smartphone da companhia, que quer recuperar o mercado perdido para a Apple e Google nos últimos anos.

Isso quer dizer também que, basicamente, quem receberá estas "invasões" serão usuários norte-americanos.

Para quem ainda quiser conhecer a iniciativa da Blackberry, a estratégia ousada também será visível no navegador Chrome, do Google, que incorporará recursos do app de notificações do novo sistema - o Flow - usando os feeds do navegador.

A Blackberry, que foi a precursora no mercado de smartphones e por muitos anos liderou este setor, sofreu nos últimos anos com a entrada do iPhone e do Android.

Em 2012, a empresa amargou a queda para o quarto lugar em market share, ficando atrás até do Windows Phone. Atualmente ela possui 3,4% do mercado, atrás do Windows Phone, iOS e o líder Android, que conta com 72,4%.