Foto: flickr.com/photos/47749773@N04

Três empresas gaúchas estão no ranking IndexSocial das 10 marcas brasileiras com maior engajamento em redes sociais. Arezzo, Lojas Renner e Melissa estão entre as que têm melhores índices de compartilham e interação dos conteúdos.

O relatório, referente aos meses de janeiro e fevereiro, revela a forte presença de marcas relacionadas a bebidas e vestuário entre as que mais engajaram no Facebook e Twitter.

O indexSocial também mostra que as marcas presentes no top 10 de engajamento representam 60% de todo o volume de interações nas redes sociais.

A Arezzo, sediada em Campo Bom, aparece em segundo lugar no ranking e alcançou recentemente o primeiro milhão de curtidas no Facebook. No Twitter, são quase 45 mil seguidores. Mas é sabido que a empresa investe forte na estratégia de parcerias com influenciadoras de moda.

No terceiro trimestre de 2012, o lucro líquido da calçadista foi de R$ 28,6 milhões, alta de 10,2% na comparação com o mesmo período de 2011.

Tanto o faturamento quanto a interação da web parecem não terem recebido influência da crise de 2011, quando a empresa sofreu críticas e viu a internet tomada de manifestações contra sua coleção Pelemania, que usava na confecção pele de raposa.

 A Lojas Renner está em sétimo e destaca que é a única loja de departamento presente no relatório.

Além do Facebook (1,5 milhão), Twitter (37,7 mil), Instagram (54 mil), em 2012, a Renner também foi a primeira fast fashion do país a lançar o Pinterest, rede em que 70% dos usuários acessam para buscar inspiração na hora de adquirir algum produto.

A Melissa, da fabricante de Farroupilha Grendene,  aparece consistentemente nesse ranking desde maio de 2012 e atualmente está em quarto.

O Facebook tem 1,3 milhões de curtidores e também tem foco em fazer parcerias com influenciadores da área da moda. O Twitter, a exemplo da Renner, fica atrás do Instagram em número de seguidores: 43 mil no microblog contra 62 mil no álbum do app de fotos.

Confira a lista completa:

1. Brahma Futebol
2. Arezzo
3. Use Huck
4. Melissa
5. Bacardi Brasil
6. Activia Brasil
7. Lojas Renner
8. Magazine Luiza
9. Stella Artois Brasil
10. Chiclets