A Serasa Experian acaba de inaugurar um centro de excelência em São Carlos. Foto: Divulgação.

A Serasa Experian acaba de inaugurar um centro de excelência em São Carlos, no interior de São Paulo. Com investimento de R$ 45 milhões, a primeira fase da instalação conta com 550 funcionários.

Nos próximos meses, a previsão é que mais 100 pessoas sejam contratadas. Até março de 2018, 1 mil pessoas devem integrar o quadro de colaboradores de São Carlos. 

“São Carlos foi escolhida para ser o coração da companhia, com excelência em desenvolvimento de soluções inovadoras, tecnologia de ponta e as mais modernas práticas de desenvolvimento humano”, diz o presidente da Serasa Experian, José Luiz Rossi.

A criação da Serasa Experian São Carlos busca um modelo operacional mais eficiente e mais flexibilidade e rapidez na tomada de decisões. 

“Ao agregarmos dados com mais eficiência, permitiremos que as transações dos nossos clientes sejam ainda mais ágeis e simples do ponto de vista processual, promovendo o crescimento dos negócios”, diz Rossi.

Com o espaço, a empresa também espera gerar maior sinergia entre os times de dados e TI, em um ambiente mais colaborativo. 

“Dados e TI estão na essência do que fazemos e são elementos primordiais para entregarmos nossas soluções”, afirma Rossi. 

No novo centro, todos os funcionários têm o mesmo tipo de posto de trabalho e não há local fixo. A empresa também tem dress code flexível, permitindo o uso de bermudas e calçados confortáveis, por exemplo.

Assim como em São Paulo, a Serasa Experian São Carlos oferece no local academia, bicicletário, salas de terapia para massagem e atendimento médico.

A escolha da cidade levou cerca de um ano e teve início com 50 cidades. Para apoiar com informações estratégicas e na interlocução com alguns órgãos governamentais, a empresa contou com o apoio da Investe São Paulo, a agência de promoção de investimentos e exportações Governo do Estado.

A principal preocupação da Serasa Experian era escolher uma localidade que apresentasse a infraestrutura necessária para sustentar o crescimento da empresa e que fosse capaz de atender as necessidades dos profissionais e suas famílias.

Fatores como Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), segurança, boa rede educacional e de saúde foram levados em conta, além da proximidade aos grandes centros urbanos, universidades e disponibilidade de profissionais qualificados.

No campo acadêmico, São Carlos tem uma das mais reconhecidas faculdades de estatística do país, sendo um centro de excelência na formação de profissionais na área de dados.

Para comemorar a inauguração das novas instalações em São Carlos, a Serasa Experian promoverá na cidade, em maio, um hackathon com foco no público universitário e de startups da região. 

A maratona tecnológica, chamada de Experiance Jam, ocorrerá durante um final de semana e dará prêmios em dinheiro para quem resolver alguns desafios propostos pela Serasa.

Entre os perfis desejados para participação estão desenvolvedores, designers, especialistas em negócio (crédito), big data e internet das coisas.