ESTACIONAMENTOS

Estapar centraliza dados operacionais com Salesforce

22/03/2021 15:55

Customização do Sales Cloud, antes utilizado somente para vendas, foi implantada com a Harpia Cloud.

A empresa conta com 700 estacionamentos operando em 77 cidades do Brasil. Foto: divulgação.

Tamanho da fonte: -A+A

A Estapar, especializada em estacionamentos, aprimorou a solução que já utilizava da Salesforce, líder global em CRM, para consolidar as informações de aproximadamente 700 garagens em todo o Brasil em uma única plataforma.

O projeto foi realizado com a integradora Harpia Cloud, parceira paulistana da marca, com implementação 100% remota. Ela começou em agosto de 2020 e foi concluída em outubro do mesmo ano.

Como o Salesforce Sales Cloud já era utilizado com ênfase no processo de vendas — incluindo a gestão de clientes B2B e B2C, CRM, inteligência de mercado e marketing —, a nova proposta foi unificar e conectar todas as unidades da empresa.

Assim, o software incorporou novos módulos, permitindo que os dados operacionais sobre as garagens possam ser acessados a qualquer momento pela matriz. Além disso, cria um registro histórico de tudo o que acontece em cada uma das unidades.

Isso inclui desde pequenos lotes até estacionamentos nos mais movimentados aeroportos e arenas esportivas do país, com um total de aproximadamente 400 mil vagas.

Com as novas funcionalidades, é possível checar dados como funcionamento da operação, ajuste de escalas, auditorias de qualidade e inventário de equipamentos, além de ocorrências como queda de energia e internet ou algum acidente. 

"O uso da solução da Salesforce foi extremamente benéfico para a Estapar. Com a visibilidade de todos os dados e informações que temos, pudemos fazer com que as garagens trabalhassem de forma mais unificada”, conta Guilherme de Sampaio Soares, COO da Estapar. 

Segundo o executivo, a empresa ganhou mais eficiência operacional, aumentou a produtividade das equipes e melhorou, em até 80%, o tempo para a resolução de problemas nestas operações.

Com a participação dos colaboradores da Estapar, os módulos ainda podem ser aprimorados de acordo com os processos do dia a dia. A empresa pretende acompanhar os resultados do projeto para definir próximos passos.

"Este caso de sucesso demonstra a importância da utilização de tecnologias digitais e personalizáveis para atender às necessidades da empresa, funcionários de linha de frente e clientes", destaca Fabio Costa, general manager da Salesforce no Brasil. 

A Salesforce é líder absoluta em sistemas de gestão de relacionamento com clientes e tem uma participação de mercado maior do que as duas concorrentes, SAP e Oracle, juntas.

Fundada em 2014, a paulistana Harpia Cloud é especializada em soluções Salesforce e tem clientes como Localiza, Sulamérica, XP Investimentos e Lenovo.

A Estapar foi criada em 1981 e hoje conta com 700 estacionamentos operando em 77 cidades do Brasil, além de ter a concessão de 51 mil vagas da Nova Zona Azul de São Paulo. Em 2020, a companhia registrou receita líquida de R$ 184,6 milhões no quarto trimestre.

Veja também

MOVIMENTO
Comelli, ex-Compwire, está na Salesforce

Executivo tem passagem ainda por Oracle, Dell e IBM.

AMBIENTE
Microsoft lança Viva, sua nova versão da intranet

Aposta da companhia no trabalho remoto é integrada a ferramentas próprias e a parceiros de peso.

GOTINHAS
Salesforce lança o CRM da vacina

Gigante tem solução cloud focada nas necessidades da vacinação. Não parece que vá pegar no Brasil.

CONTRATAÇÃO
Minsait agora tem head de CXM

Renato Gonzalez vem da Wipro Limited e chega para assumir a nova área da empresa.

DADOS
Grupo RCI: LGPD com Privacy Tools

Braço financeiro das marcas Renault e Nissan começou o projeto lá em 2018.

UX
Vitor Simão assume Medallia no Brasil

O executivo está na empresa desde 2019 e já passou por companhias como Salesforce e Oracle.

COVID-19
Rede D'Or acompanha pacientes com Salesforce

Projeto da Globant incluiu Salesforce Health Cloud e Salesforce Marketing Cloud.

CONTRATAÇÃO
Pegasystems tem nova head de customer success

Com 20 anos de carreira, Elenita Betiol era diretora na Zendesk desde 2016.

ADEUS
Relembre 2020, se você é corajoso o bastante

A retrospectiva de um ano que não será esquecido: coronavírus, novo normal, ransomware, grandes negócios e mais.

VENDAS
Volkswagen lança e-commerce no Brasil

Projeto da IBM usa Salesforce para integrar concessionárias em portal de vendas.