A empresa conta com 700 estacionamentos operando em 77 cidades do Brasil. Foto: divulgação.

A Estapar, especializada em estacionamentos, aprimorou a solução que já utilizava da Salesforce, líder global em CRM, para consolidar as informações de aproximadamente 700 garagens em todo o Brasil em uma única plataforma.

O projeto foi realizado com a integradora Harpia Cloud, parceira paulistana da marca, com implementação 100% remota. Ela começou em agosto de 2020 e foi concluída em outubro do mesmo ano.

Como o Salesforce Sales Cloud já era utilizado com ênfase no processo de vendas — incluindo a gestão de clientes B2B e B2C, CRM, inteligência de mercado e marketing —, a nova proposta foi unificar e conectar todas as unidades da empresa.

Assim, o software incorporou novos módulos, permitindo que os dados operacionais sobre as garagens possam ser acessados a qualquer momento pela matriz. Além disso, cria um registro histórico de tudo o que acontece em cada uma das unidades.

Isso inclui desde pequenos lotes até estacionamentos nos mais movimentados aeroportos e arenas esportivas do país, com um total de aproximadamente 400 mil vagas.

Com as novas funcionalidades, é possível checar dados como funcionamento da operação, ajuste de escalas, auditorias de qualidade e inventário de equipamentos, além de ocorrências como queda de energia e internet ou algum acidente. 

"O uso da solução da Salesforce foi extremamente benéfico para a Estapar. Com a visibilidade de todos os dados e informações que temos, pudemos fazer com que as garagens trabalhassem de forma mais unificada”, conta Guilherme de Sampaio Soares, COO da Estapar. 

Segundo o executivo, a empresa ganhou mais eficiência operacional, aumentou a produtividade das equipes e melhorou, em até 80%, o tempo para a resolução de problemas nestas operações.

Com a participação dos colaboradores da Estapar, os módulos ainda podem ser aprimorados de acordo com os processos do dia a dia. A empresa pretende acompanhar os resultados do projeto para definir próximos passos.

"Este caso de sucesso demonstra a importância da utilização de tecnologias digitais e personalizáveis para atender às necessidades da empresa, funcionários de linha de frente e clientes", destaca Fabio Costa, general manager da Salesforce no Brasil. 

A Salesforce é líder absoluta em sistemas de gestão de relacionamento com clientes e tem uma participação de mercado maior do que as duas concorrentes, SAP e Oracle, juntas.

Fundada em 2014, a paulistana Harpia Cloud é especializada em soluções Salesforce e tem clientes como Localiza, Sulamérica, XP Investimentos e Lenovo.

A Estapar foi criada em 1981 e hoje conta com 700 estacionamentos operando em 77 cidades do Brasil, além de ter a concessão de 51 mil vagas da Nova Zona Azul de São Paulo. Em 2020, a companhia registrou receita líquida de R$ 184,6 milhões no quarto trimestre.