Brasil cresce bastante no mercado mobile, diz pesquisa. Foto: reprodução.

Uma pesquisa divulgada pelo Conecta, divisão do Ibope voltada ao mercado de internet, e pela Worldwide Independent Network (WIN) destacou que a penetração de smartphones no mercado brasileiro dobrou em 2012, comparada ao ano anterior.

De 2011 a 2012, a penetração desses aparelhos passou de 9% para 18%. Apesar do crescimento, o país ainda está abaixo da penetração média global, que ficou em 48% no ano passado.

No entanto, quando considerados apenas os internautas, a penetração sobe para 44%, mais alinhada com a média global.

A penetração de tablets registrou um  crescimento no período, saltando de 1% em 2011 para 5% em 2012. Entre os usuários de internet, a penetração sobe para 26%, ultrapassando a média mundial, que é de 24%.

No caso dos e-readers, a adoção por parte dos consumidores brasileiros ainda é baixa, com 1% entre a população e 6% entre os internautas, número bem abaixo da média global, de 12%.

Na média de tempo de uso dos dispositivos móveis, os brasileiros já estão bem melhores, segundo destaca o levantamento.

No Brasil, a média diária de uso de celular é 59 minutos, enquanto a de smartphone é de 84 minutos, a de tablet 79 minutos e a de e-reader 63 minutos.

Mundialmente, as médias são, respectivamente, 42 minutos, 74 minutos, 71 minutos e 54 minutos.

A pesquisa foi realizada com mil internautas acima de 16 anos de todo o país, pelo painel Conecta entre 21 de novembro e 7 de dezembro. No mundo, foi realizada em 54 países, totalizando 54.121 entrevistas.