Softtek implementou solução de gestão de equipamentos para Mills. Foto: divulgação.

A Mills, empresa nacional de produtos e serviços de engenharia, investiu na implantação do sistema de gestão da SAP para a gestão de seus equipamentos, em um projeto realizado pela Softtek.

Com a implementação, a companhia substituiu o modelo de gestão que a empresa empregava para suas três unidades de negócio - infraestrutura, edificações e rental - em que cada uma delas possuía uma solução independente.

Com sede em Porto Alegre, a Mills faturou em 2014 uma receita líquida de aproximadamente R$ 794,2 milhões.

A ferramenta escolhida para liderar as mudanças foi a solução de ETM (Equipment and Tools Management) da SAP, o que contemplou a gestão de equipamentos, contratos de locação e criação de planos de manutenção com apuração de custos reais.

O projeto foi realizado em duas etapas. A primeira, com a implementação dos módulos de back office do SAP, e a segunda, com a implementação da solução de gerenciamento de ferramentas e equipamentos, focada no core das unidades de negócios da Mills (edificações, infraestrutura e rental).

Conforme explica Luis Meiga, gerente de Tecnologia da Informação da Mills, no início do projeto 300 pessoas utilizavam o sistema e hoje ele atende cerca de 800.

“Foram aproximadamente cinco meses de testes para garantir o funcionamento completo das ferramentas instaladas. Vários cenários foram criados e acreditamos que isso foi o grande segredo do sucesso da nossa implementação”, reforça Meiga.

Para o gerente, a solução ETM trouxe segurança e um fluxo de processo ideal para a atividade de aluguel de equipamentos, facilitando o planejamento, controle, liquidação e avaliação da rentabilidade de recursos e contratos.

"Nosso core business é voltado para a locação de equipamentos. Com o projeto, conquistamos muito mais segurança e integridade das informações, o que refletiu em melhorias no controle e gestão dos nossos equipamentos", afirma Luis Meiga, gerente de Tecnologia da Informação da Mills.

De acordo com André Silva, executivo de Negócios da Softtek no Brasil, um dos motivadores da parceria foi a expertise da Softtek na solução ETM em outros países da América Latina.

“Não existia um conhecimento para esse módulo SAP no Brasil, por isso, aproveitamos a oportunidade e trouxemos o know-how para o mercado brasileiro”, explica o executivo.

Fundada em 1982, a Softtek possui 30 escritórios na América do Norte, América Latina, Europa e Ásia. Através dos seus dez centros de entrega globais nos EUA, México, China, Brasil, Argentina, Espanha e Índia.

Atualmente a Softtek possui cerca de 1 mil profissionais no Brasil e 7,7 mil no mundo.