Daniel Costa, head de Marketing da BWG.
O BWG, um grupo especializado em soluções para recursos humanos e comunicação, acaba de lançar o 4bee Flix, um serviço que oferece campanhas de endomarketing feitas por freelancers.
A plataforma disponibiliza campanhas com custos entre R$ 349 até R$ 999, feitas por profissionais espalhados pelo país. A 4bee Flix intermedia o contato com os profissionais, que permanecem anônimos.
A empresa justifica a medida como uma “proteção da liberdade criativa”, mas a verdade é que ela também evita que a 4bee Flix seja bypassada tanto pelos clientes finais como pelos freelancers, que dessa forma não podem estabelecer uma negociação direta.
A 4bee Flix não abre a quantidade de freelancers atualmente cadastrados, apenas que eles estão espalhados por Santa Catarina, Porto Alegre, São Paulo e Minas Gerais.
Seja como for, a 4bee Flix mira em um mercado com potencial. A empresa fez uma pesquisa com mais de 100 empresas, entre elas Oracle, Pepsico, Nextel, Eletropaulo e Energisa, e descobriu que em médias essas organizações gastam R$ 51 mil em campanhas internas de endomarketing.
Ainda de acordo com essa pesquisa, mais de 60% desse valor é gasto com campanhas de datas comemorativas ou temas genéricos de baixa complexidade, como sustentabilidade, segurança e diversidade. A metade das pesquisas espera mais de 4 dias úteis para ter a campanha finalizada.