Marcos Kinzkowski. Foto: divulgação

A britânica Telit Wireless Solutions acaba de abrir uma fábrica em Pato Branco-PR, com a qual pretende alcançar uma capacidade anual de produção em torno de 600 mil módulos M2M, o que irá aumentar em cerca de 30% o potencial atual, concentrado em Hortolândia.

A nova unidade fabril é mantida em parceria com a Hi Mix Eletrônicos, empresa do grupo Visum que já tem a planta montada na cidade paranaense e será responsável pela produção dos módulos, segundo Marcos Kinzkowski, VP de Vendas da Telit na América Latina.

“A fábrica no Paraná será uma das melhores montadoras que teremos a disposição da Telit globalmente”, comenta o executivo.

Segundo ele, na unidade toda a área de testes e qualidade é ligada diretamente à mesma área da matriz de desenvolvimento da companhia, na Itália, onde também fica a sede administrativa. Já a matriz financeira é localizada em Londres.

Atualmente, a Telit produz no Brasil 15 modelos de módulos sem fio, atendendo a mais de 130 clientes latino-americanos.

O país representa uma fatia em torno de 10% do faturamento global da corporação, que fica na casa dos US$ 200 milhões, conforme Kinzowski.

A companhia mantém operações próprias no país desde 2008, com desenvolvimento, produção e venda de equipamentos para tecnologias como GSM/GPRS, UMTS/WEDGE/HSDPA e CDMA/EVDO.

O portfólio também inclui soluções de curto alcance como Wi-Fi, ZigBee, short range RF, Mbus sem fio, módulos de geoposicionamento GPS e de GNSS (Global Navigation Satellite System), para o segmento de navegação por satélite.

Agora, além da nova fábrica, a companhia também anuncia a produção de mais um produto no Brasil: o GL865-Quad, dispositivo GSM/GPRS que começa a ser produzido no Paraná.

O GPS, aliás, está no foco da estratégia de expansão anunciada pela companhia em março de 2011: o mais recente reforço na área foi a compra da norte-americana Navman, por US$ 3 milhões, em fevereiro deste ano.

Antes disso, a Telit comprou a área de M2M da Motorola Solutions e a Globalconect, de serviços M2M e conectividade.

A Telit Wireless Solutions é uma marca da Telit Communications PLC, fornecedora de comunicações máquina a máquina que mantém escritórios globais na Itália, EUA, Brasil e Coréia, além de 25 escritórios de vendas e suporte e uma  rede distribuidora que atua em mais de 30 Centros de Competência Telit, além do Fórum de Suporte Técnico online.

Ao todo, o portfólio de soluções da empresa está disponível para mais de 80 países.