Jesús Mantas, gerente geral de Transformação de Processos Cognitivos do IBM Global Business Services.

A SAP e a IBM firmaram uma aliança global para fornecer soluções para a área de compras baseadas em computação cognitiva.

Explorando as tecnologias SAP Leonardo, IBM Watson e SAP Ariba, as soluções reunirão inteligência de dados e insights preditivos provenientes de informações não estruturadas, com o objetivo de aprimorar a gestão de fornecedores, contratos e atividades de provisionamento.

A IBM Global Business Services oferecerá consultoria e serviços para desenvolver, implementar e operar as novas soluções por meio de planejamento sob medida. 

A IBM também vai trabalhar com a SAP Ariba para conquistar novos clientes e levar os usuários da IBM, incluindo os das soluções IBM Emptoris, para a plataforma SAP Ariba, onde poderão contar com soluções integradas e automatizadas para processos de compra, como análise de custos e sincronização de pagamentos.

O acordo também inclui um novo Centro de Compras baseado em computação cognitiva destinado a promover o desenvolvimento de soluções e serviços inteligentes de aquisição, em que as empresas trabalharão em aplicações de tecnologias emergentes, como blockchain.

"Desenvolvemos uma plataforma de compras baseada em computação cognitiva para compreender transações e dados não estruturados. Ao combinar o IBM Watson na nuvem com a solução SAP Ariba, superamos as ofertas existentes, oferecendo aos nossos clientes em comum esse tipo de solução valiosa e sem precedentes", afirma Jesús Mantas, gerente geral da área de Transformação de Processos Cognitivos do IBM Global Business Services.

Ao unir forças, SAP Ariba e IBM terão novas como um assistente digital combinado com os serviços do Watson.

O sistema transformará os eventos de provisionamento, ajudando em tarefas como a definição do tipo correto de solicitação de propostas, a identificação de fornecedores apropriados para participar do processo com base na categoria de produtos, região ou indústria, e o uso de inteligência sobre sinais de mercado e preços para obter melhores resultados.

Com o SAP Leonardo e o IBM Watson, as aplicações identificarão automaticamente termos e condições relevantes alinhados com bibliotecas jurídicas e taxonômicas, descobrirão termos de contrato semelhantes para um produto específico por setor ou região com base em dados de benchmarking e sugerirão preços otimizados baseados no volume esperado e descontos contratuais.

As companhia também vão explorar a automação da extração de termos e resumos de contratos para ajudar os clientes a garantir conformidade nos processos de aquisição da nova geração.

"O dia de hoje marca um fato importante na história dos processos de compra. Com recursos da plataforma da SAP Ariba e as capacidades inovadoras do SAP Leonardo e do IBM Watson, as empresas poderão contar com processos ainda mais inteligentes de análise, seleção, compra e pagamento para lidar com todas as categorias de despesas e gerar valor em todos os negócios", destaca Alex Atzberger, presidente da SAP Ariba.