Matheus Pagani, CEO da Ploomes. Foto: Divulgação.

A Ploomes, desenvolvedora de um CRM voltado para indústrias e distribuidoras, contratou a SoftwareONE para migrar sua infraestrutura de TI para o Microsoft Azure. 

A startup trabalha exclusivamente com softwares em nuvem voltados para vendas e tem como principal produto um CRM oferecido no modelo de serviço. 

Em dezembro de 2018, a SoftwareONE apoiou a Ploomes com uma solução baseada no Microsoft Azure. O objetivo foi atender à evolução na escalabilidade técnica e de engajamento de negócios da empresa. 

A proposta incluiu o suporte da SoftwareONE e gestão de consumo na nuvem com a plataforma PyraCloud, para para gerenciar o consumo no Azure e diagnosticar o que está sendo subutilizado.

O ambiente da Ploomes era 100% fundamentado em Microsoft, instância baseada em servidores Windows e banco de dados SQL Microsoft, porém hospedado na infraestrutura de outro provedor. 

Dentro de 3 semanas de trabalhos, foi concretizada migração total do ambiente, incluindo todos os componentes, como instâncias virtuais, banco de dados SQL Server, serviço DNS, storage e serviços de backup. Os itens foram migrados através do Azure Site Recovery.

“Aplicar uma ferramenta nativa do Azure possibilitou a Ploomes continuar fazendo negócios durante a migração, pois utilizamos as capacidades de replicação, failover e recuperação, mantendo os aplicativos em execução durante as indisponibilidades planejadas”, afirma Thiago Santanna, solution sales manager da SoftwareONE.

A migração do produto para o Microsoft Azure inseriu a Ploomes no Microsoft Partner Network. 

“O grande diferencial foi ter uma estratégia de Go to Market do nosso produto com a nossa inclusão no programa ISV da Microsoft, que nos conecta com outros clientes, gerando leads e, consequentemente, mais engajamento e negócios”, explica Matheus Pagani, CEO da Ploomes.

A Ploomes atende a cerca de 1 mil clientes e soma 6 mil usuários. Entre as empresas atendidas estão Votorantim Cimentos, Ri Happy, Roland, Nipro, Stara, NürnbergMesse Brasil, iG Corp e Grant Thornton.