Unimed BH adota plataforma da Sysphera. Foto: divulgação.

A Unimed Belo Horizonte, maior sucursal do grupo Unimed fora do eixo Rio-São Paulo e dona da oitava carteira de clientes do setor, anunciou a adoção da plataforma Sysphera para seu projeto de Corporate Performance Management.

A solução foi implantada para eliminar o uso de planilhas eletrônicas utilizadas no ciclo orçamentário, agrupando as regras de negócio em uma única plataforma. O valor do contrato não foi revelado.

Com uma estrutura de sistemas robusta e com dados de softwares da Senior, da MV Sistemas e de um Data Warehouse, a Unimed BH utilizou a plataforma Sysphera para concentrar todas as informações de despesas operacionais, detalhadas por unidades de negócios e centros de custos.

Além disso, conforme detalhou Maristela Regina Alves, Gestora de Controladoria da Unimed BH, a solução projeta receitas detalhadas por produto (planos) e tipo de contratação e custos assistenciais por dia da semana e por tipo (diárias, taxas, OPME's, materiais e medicamentos).

"Com isso, objetivamos uma melhor controle e manutenção do processo orçamentário com o menor envolvimento da área de Tecnologia, além de buscarmos uma redução no prazo de fechamento gerencial mensal”, afirma Alves.

A Unimed BH conta mais de 1 milhão de clientes, cinco mil médicos cooperados, 344 prestadores credenciados, entre hospitais, clínicas, laboratórios e clínicas radiológicas, além de atendimento de urgência e emergência.

No projeto, uma aplicação exclusiva foi construída para a análise da verticalização (serviços próprios), permitindo apurar o resultado do EBITDA e outros indicadores para cada uma das unidades produtivas (hospitalares, ambulatoriais e outras).

"A parte final do processo consiste em um Modelo Consolidado, que agrupa os dados de todas as demais aplicações, consolidando-as num DRE Gerencial e na projeção do fluxo de caixa. Ainda vamos abordar o tema da Projeção Plurianual na segunda fase do projeto”, completa Maristela.

Segundo Antonio Dutra Junior vice-Presidente de Estratégia de Produtos da SYSPHERA, o projeto foi finalizado dentro do prazo esperado, utilizando o modelo no orçamento de 2015, contando com 45 usuários planejadores.

"Além disso, atingimos um ganho considerável no tempo de fechamento gerencial que, após o fechamento contábil, leva apenas 1h para a disponibilização do DRE Gerencial para a diretoria”, explica.

Com matriz em Florianópolis e  expertise em planning e consolidação financeira, a Sysphera tem escritórios na Argentina, Peru, México, EUA e Portugal, atendendo clientes como Quanta, Algar Telecom, Kepler Weber, Governo de Buenos Aires e Mercado Libre da Argentina.