Luiz Carlos Faray, diretor de TI do B2B da Oi. Foto: Divulgação.

A Oi acaba de lançar o WiFi Business, plataforma que permite a interação entre os ambientes físico e digital. O sistema  conta com a parceria da Aruba Networks para o fornecimento dos dispositivos.

Inicialmente voltada aos mercados de varejo, hotelaria, saúde, educação e financeiro, a solução permite que as empresas administrem informações dos clientes para  oferecer experiências personalizadas tanto no ambiente físico quanto no digital. 

A solução utiliza as tecnologias de realidade aumentada, analytics, IoT e aplicações, além dos equipamentos de conectividade e rede wi-fi.  

“O WiFi Business foi desenvolvido para que as empresas possam melhorar a experiência dos seus clientes através da oferta de seus serviços e produtos, utilizando insights que são gerados por meio de cruzamentos de dados do negócio. Nosso objetivo é ser o principal agente facilitador da transformação no modo de consumir no Brasil”, informa Luiz Carlos Faray, diretor de TI do B2B da Oi.

Para o segmento de varejo, a solução é focada em captar o fluxo de pessoas nas lojas, identificar o perfil do consumidor e por qual rede social ele se conecta. 

A solução oferece maior interação para clientes que possuem app da loja, permitindo realizar campanhas de engajamento e direcionar ofertas dinâmicas por perfil. O app ainda realiza controle das mercadorias nas prateleiras.

Na área de hotelaria, o sistema busca   simplificar a experiência do usuário e aumentar a sua interação com o hotel, oferecendo desde uma mensagem de boas-vindas quando o hóspede chega à cidade onde ficará hospedado, passando por simplificação do check in e check out, até realização de ajuste prévio da temperatura do quarto e programação da TV voltada para o perfil do usuário. 

O hotel pode ainda gerenciar seus colaboradores para atender de maneira mais rápida as demandas de room service, transporte de bagagens e atendimento dos hóspedes.

A oferta para o segmento de saúde tem o objetivo integrar o ambiente físico com o digital, para que o paciente tenha uma senha de atendimento antes de chegar ao local de atendimento. 

O hospital também pode gerenciar seus colaboradores e equipamentos pelo app.

No setor de educação, a ferramenta é voltada para  o engajamento dos alunos e pais com a instituição de ensino. A solução permite envio de conteúdo prévio, sugestão de literatura, controle de frequência de forma digital, entre outros. 

Para o segmento financeiro, o objetivo é melhorar a experiência do cliente na agência e reduzir o tempo de permanência no local. A ferramenta realiza análise das tendências de concentração das pessoas nas agências, como nos caixas eletrônicos ou nas filas do caixa, trazendo insights sobre como melhorar o atendimento dos clientes.