O modelo oferece 25 cursos on-line e já atraiu milhares de alunos em três anos. Foto: divulgação.

A Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) utilizou a solução do UOL EdTech, companhia especialista em tecnologia para a educação, no desenvolvimento do seu novo aplicativo para alunos dos cursos on-line de pós-graduação e MBA.

No projeto chamado de PUCRS Online, o UOL EdTech utilizou seu serviço conhecido como Online Program Management (OPM).

No jargão do mercado, OPM significa uma espécie de terceirização da presença digital de uma instituição de ensino tradicional, incluindo a concepção de sua presença digital e design dos conteúdos, passando pela captação dos alunos nos meios digitais, cobrança, atendimento e suporte.

O aplicativo desenvolvido pela empresa reúne conteúdo acadêmico com recursos inspirados em grandes players do entretenimento, como Netflix e Spotify, podendo ter seu conteúdo transmitido na televisão e outros dispositivos maiores.

Através dele, é possível fazer download para assistir às aulas offline ou ouví-las em áudio, como um podcast, além de compartilhar trechos de 30 segundos dos vídeos nas redes sociais.

“A iniciativa está alinhada aos conceitos contemporâneos de aprendizagem móvel e ubíqua, que pressupõem a existência de ferramentas que criem as condições de possibilidade para que a aprendizagem ocorra em qualquer tempo e em qualquer local", explica Manuir José Mentges, pró-reitor de graduação e educação continuada da PUCRS.

Segundo a empresa de tecnologia, o objetivo do aplicativo é ser uma escolha natural do aluno para seus momentos de qualidade e tempo livre.

“É estar presente na educação por meio de cursos sólidos e oferecer uma experiência agradável, a exemplo dos aplicativos de streaming de vídeo, e assim estar presente de forma leve na vida do aluno, até nos momentos em família, de lazer, de descanso”, afirma Wilson Marchionatti, diretor do UOL EdTech.

A PUCRS foi uma das precursoras na oferta de cursos de pós-graduação e MBA 100% on-line no país. Hoje, o modelo oferece 25 cursos e já atraiu milhares de alunos em três anos.

“A transformação digital do ensino já estava acontecendo no setor nos últimos anos, mas com a necessidade do isolamento social, o ensino remoto apareceu ainda mais forte como a solução mais eficiente”, conta Alex Augusto, CEO do UOL EdTech. 

Com unidades em São Paulo, Belo Horizonte e Porto Alegre, o UOL EdTech é oriunda da Ciatech e da Webaula, dois players do mercado de LMS fundados nos anos 90.

Além da PUCRS, a empresa atende clientes como a escola de negócios FIA e a Escola de Educação Permanente do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP.

Sua maior presença é no mercado empresarial, no qual o UOL EdTech atende 350 empresas. A UniBB, Universidade do Banco do Brasil, por exemplo, faz parte do portfólio.