VAREJO

Mobilar avalia crédito com Meu Crediário

22/06/2021 10:09

Em menos de um ano, a inadimplência caiu de 20% para 4% no crediário da rede de lojas.

Jeison Schneider, CEO do Meu Crediário. Foto: divulgação.

Tamanho da fonte: -A+A

A Mobilar, uma das principais redes varejistas de móveis e eletroeletrônicos de Goiás, adotou a solução Meu Crediário Corporate, plataforma catarinense especializada na concessão de crédito para o varejo tradicional.

Atuando com crediário próprio há 27 anos, a varejista até então realizava pesquisas nos comércios locais por meio do crediarista e, com base nisso, tomava a decisão de liberar ou não o crédito para determinado cliente. 

“Tínhamos poucas ferramentas para executar esse trabalho de forma acertada e com menos risco de prejuízo para o negócio. Para se ter uma ideia, o nosso índice de inadimplência já chegou a 30%, um número muito alto”, conta Sandra Carvalho, proprietária e diretora comercial da Mobilar.

Para resolver o problema, a empresária começou a buscar informações e cursos sobre crediário e conheceu as soluções da Meu Crediário. 

A ferramenta foi implantada em julho de 2020, quando a inadimplência estava na casa de 20%, e, no último mês de abril, o percentual caiu para 4%. Com a solução, a marca também conseguiu reduzir em 80% o índice de parcelas atrasadas de 90 dias no crediário.

“O sistema de análise de crédito do Meu Crediário vai além de uma simples consulta do CPF do cliente. Ele contribuiu para tornar a nossa venda no carnê mais eficaz, uma vez que traça o perfil do cliente e nos fornece um panorama real do seu poder de pagamento e grau de endividamento em poucos segundos. Foi realmente um investimento extremamente assertivo”, avalia a proprietária da Mobilar.

Na prática, a loja usuária cadastra o cliente no ERP e, com a integração do Meu Crediário Corporate, o consumidor é analisado e é sugerido o limite mais adequado para a venda por meio do score de crédito apresentado pelo sistema.

Feita a análise, o vendedor lança os produtos que o cliente está comprando, de acordo com o limite de crédito determinado.

Em seguida, o Meu Crediário Corporate informa ao vendedor diferentes opções de parcelamento, indicando as opções com menor risco. Quando o cliente escolhe o número de parcelas ideal, a venda é registrada no ERP

Lançado em 2016 por Jeison Schneider, o sistema também realiza a cobrança e negativação de clientes inadimplentes.

Atualmente, o Meu Crediário está desenvolvendo uma nova versão do seu score de crédito para marcas varejistas especializadas em móveis e eletrodomésticos que deve ser lançada no segundo semestre.

Localizada em Goiás desde 1993, a Mobilar tem seis lojas físicas no estado e também atua no e-commerce com as categorias eletroportáteis, eletroeletrônicos, brinquedos, casa, móveis e decoração, relógios, beleza e perfumaria e utilidades domésticas.

Veja também

FINOS
Positivo na alta roda do hardware

Empresa é a primeira brasileira no conselho do Distribuited Management Task Force (DMTF).

MOSCA BRANCA
Delaware contrata especialista em consolidação

Eduardo Lombardi trabalha há 20 anos em um nicho importante dos projetos de ERP.

ESPANSIONE
Zucchetti compra mais uma no Brasil

Comprou a Elofy, startup focada em RH. Valor pode chegar a R$ 45,6 milhões.

LGPD
Farmácias podem pedir seu CPF?

Estabelecimentos precisam explicar de maneira adequada porque estão pedindo a informação.

ZAP
VTEX compra Suiteshare

Startup gaúcha tem plataforma para vender pelo WhatsApp já usada em grandes empresas.

VAREJO
Super Muffato tem pagamento por biometria facial

Projeto é da Payface, uma startup de Florianópolis que está em alta no nicho.